Prefeitura

É UM TITITI DANADO. Formação do secretariado, um balaio de rumores. Algum estará certo

Uma preliminar necessária: a quantidade de rumores, boatos e até “plantação” de nomes, tudo o que se viu nos últimos dias, tem um único responsável. No caso, única. Sim, ela mesma: a lentidão com que o prefeito Cezar Schirmer está processando a nomeação dos nomes dos que vão substituir os ex-secretários agora candidatos e Cezar Busatto, que retornou a Porto Alegre. Isso aconteceu, lembremos, há exatamente um mês.

Acrescente-se que, nesse meio tempo, Schirmer resolveu mandar às cucuias a reforma administrativa, que patrocinou em março do ano passado e está criado o ambiente propício à proliferação de informações desencontradas, ao lado de boatos sem fundamento. Ou com. Vai-se saber em algum momento.

De qualquer forma, na conversa rápida que tive sábado com o comandante do consórcio governista da comuna, ele me disse que só não anunciaria nesta segunda-feira a composição completa do primeiro escalão porque pretende lançar um superprojeto na área da agricultura. Aliás, um conjunto de propostas gestado na pasta liderada por Rodrigo Menna Barreto, do DEM. Bem, foi o que disse. Logo, permite que se continue a falar e escrever com base no que fontes próximas a ele estão lançando “no mercado”.

A par disso, esse repórter tem algumas convicções, baseadas em papos com gente das proximidades (ou até) do poder. Ou com acesso a esse povo. E vai expô-las aqui, para o leitor, inclusive indicando o que é informação ou não. Assim, é:

CONVICÇÃO: a primeira dama Fátima Schirmer só não será secretária se não quiser. Seja da Educação ou da Assistência Social – permitindo a Marta Zanela assumir na Câmara de Vereadores, com a licença não remunerada a ser tirada em algum momento por Tubias Calil.

CERTEZA: convidada para ser adjunta da pasta de Cultura, Yara Druzian (DEM) não aceitou, por enquanto.

BOATO (POSSIBILIDADE?): João Luiz Roth teria sido convidado a assumir a Educação (da qual Anny Desconsi já se afastou, na sexta-feira, voltando a ser apenas Procuradora Geral), abrindo espaço para que Yara seja a secretária titular.

BOAS CHANCES: dificilmente Cezar Ghen deixará de ser o secretário de Desenvolvimento Econômico; como também é muito provável que Erony Paniz Júnior seja promovido de adjunto para titular, na pasta de Esportes, Lazer e muitas outras coisas – estas serão repassadas a outras pastas, mais aparelhadas para tanto.

JÁ DEFINIDO, e até anunciado: Giovani Mânica passa a ser secretário de Comunicação e Ana Beatriz Barros é a chefe de Gabinete. Ambos com funções bem claras e já em andamento. Ele cuida das relações institucionais e da mídia e ela trata de fazer o povo trabalhar, conforme os projetos definidos no governo. Cláudio Rosa é o secretário de Ações Comunitárias. E Sérgio Cechin, do PP, após aprovado projeto já enviado à Câmara, será secretário de Habitação e Relações Fundiárias.

PARA AS CALENDAS. Esse é o destino das Fundações de Meio Ambiente e Ação Social. Já há mudanças suficientes (para mais) no quadro de Cargos de Confiança, para criar mais essa despesa. Se bem que, cá entre nós, tudo isso deveria ter sido pensado quando as ditas cujas foram criadas por lei, e não agora. Mas isso já é outra história.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Sugiro ao Sr. prefeito procurar pessoas certas para os lugares certos. Sugiro que pare de tentar colocar seus amigos nas pastas que precisam de pessoas com competência técnica e formação adequada. Retome seus conceitos é a ordem do dia César Schirmer, enquanto é tempo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo