EconomiaPrefeitura

PRIMEIRO CONTATO. Schirmer vai aos camelôs. Ele – e a cidade – quer todos no shopping popular

Pode ter sido um ato importante. Talvez fundamental. O contato direto do prefeito Cezar Schirmer, nesta quinta-feira, com os camelôs pode, por que não, distender os ânimos e, quem sabe, facilitar a negociação para que seja integralmente ocupado o shopping popular, em fase final de obras.

Prefeito e assessores papeiam com os camelôs. Isso pode ajudar, sim

Que diabo, tenho que ter esperança em alguma coisa. Quero, como a sociedade (exceção feita a uma minoria beeeem minoria), o espaço público totalmente liberado. Ah, sobre o encontro do comandante do governo com os informais e outros detalhes, acompanhe material produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. O texto é de Vera Jacques, com foto de Felipe Pires. A seguir:

Prefeito visita camelôs e conversa com comerciantes

Uma recepção calorosa e amigável. Assim o prefeito Cezar Schirmer foi recebido pelos camelôs instalados no camelódromo (ponto de comércio informal), localizado no canteiro central da primeira quadra da Avenida Rio Branco, no centro da cidade. A visita do prefeito, na tarde de quinta-feira (6), teve como propósito estreitar o diálogo com os comerciantes, além de ouvir suas preocupações e sugestões sobre o novo local onde eles deverão se instalar a partir dos próximos meses. O prefeito  esclareceu que até o final de maio o novo espaço estará concluído e será um presente da administração municipal, tanto para os camelôs, como para os artesãos e ambulantes. “Lá eles ficarão bem instalados, organizados, em um local limpo, bonito ao abrigo das alterações climáticas”. Além destas vantagens, o prefeito ressaltou a importância de devolver o espaço público à comunidade.

Assim que chegou ao local, bastante apertado para os 204 boxes existentes, além de ser de difícil circulação, o prefeito foi recebido com alegria pelos comerciantes e por clientes que estavam fazendo compras. Schirmer fez várias pausas para fotos e receber cumprimentos. Já nas primeiras bancas, cercado pelos comerciantes, o prefeito ouviu o reconhecimento pelo seu trabalho e a declaração de que os comerciantes entendem que ele recebeu o local definido e que não teve outra alternativa. “Agradeço a sua presença no nosso meio. Sabemos que o shopping não foi o senhor que fez”, disse João Mafaldo, da banca 4A. “Queremos colaborar”, concluiu o camelô.

Seguindo sua caminhada pelas passagens estreitas e obstruídas, no box 6, o camelô admitiu sua preocupação com o novo espaço. No entanto, afirmou que tem 25 anos como ambulante e nunca foi chamado para o diálogo e agora aceitará conversar. A expectativa quanto ao local é comum entre os comerciantes. Joseilda, da banca 10, disse que quer conhecer o mais breve possível. “Não acho que vai ser ruim, quero poder trabalhar sossegada”. Juarez Conrado, “baiano”,16 anos como camelô, não conhece o local, mas admite que no camelódromo as condições não são boas. “Aqui realmente está péssimo em todos os aspectos”.

O ex-presidente da Associação dos Camelôs, Paulo Cezar Marques, está bastante reticente quanto a mudança e relatou suas preocupações ao prefeito. Tem receio do espaço físico e de não conseguir vender seus produtos. No entanto, mesmo preocupado, aceita conversar e negociar com a prefeitura…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

LEIA TAMBÉM A REPORTAGEM “Prefeitura dialoga com categorias que serão transferidas para o Centro Popular de Compras”,de Marcelo Rosa Martins, da CCS da Prefeitura

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. No comentário anteriror onde eu escrevi ….”me referi”…leia-se… “me refiro a forma como o senhor se dirige a Dilma”….

  2. É preciso ser mais modesto , a coerencia não deve ser tão rara assim, a ponto de ser um bem de tão poucos ,me referi a forma como o senhor se dirige a Dilma , é uma forma desrespeituosa, estamos em uma democracia, ela está disputando uma eleição presidencial, tem serviços de relevancia prestado ao país, chama-la de criatura do Lula entre outras coisas não me parece um exemplo a ser dado para seus netos nem aos netos dos outros, nestes tempos a intolerancia é a poir coisa que podemos praticar, concentre-se em discutir as idéias dela para o futuro do país, aí sim o senhor estará sendo coerente com a democracia.
    Um abraço fraterno.

  3. Com certeza eu tenho lado. Mas antes de ter meu lado tenho a coerência como princípio, coisa rara nesses tempos. Não venho aqui fazer critica vazia. Peço licença a modestia para dizer que minhas criticas são fundamentadas com são também meu elogios. Gosto demais do contraditório, mas com argumentos convincentes. Se você acompanhasse meus recados já teria lido que elogiei o ex prefeito Valdeci, dizendo que ele foi um ÓTIMO prefeito mesmo não sendo seu ELEITOR. Acredito ter exagerado no conceito. Permita que que troque para MUITO BOM risos. Meu fraterno agora já sabe não entro aqui para postar denuncias vazias e conjecturar com assuntos que não tenho conhecimento. Não faço parte da turma do contra, do quanto pior melhor. Seja lá o Prefeito que estiver no Passo Municipal, sendo ou não eleitor dele, fico na torcida que de tudo certo para a Boca do Monte, mesmo que não seja filho dessa Terra que acolheu. Para seu Governo, aqui nasceram meus filhos e meus netos.

  4. Depois o Saul vem dizer que não tem lado, basta alguém elogiar os adversários do PT e ele já vem todo solicito!

  5. Olá boa tarde, por muito menos recebi um mails do Sr. Claudemir, ao copiar na integra, e colar aqui oque nosso Presidente disse certa vez, e era público e notório. Lamentável e ler aqui “esposas e amantes” do schirmer, por discordarmos fraternalmente com as pessoas que postam seus comentários nesse blog. Aceito o debate, mas com argumentos minimamente razoáveis.
    Et. Apenas concordei com um paragrafo de alguem que postou um mensagem logo abaixo.

  6. Parabéns para o ex-prefeito valdeci isto mostra que sua administração não foi ruim como ELES falavam e o schirmer tem o dever de continuar estas obras e outras tantas que foi deixado pela administração anterior, é pareçe que a choradeira está chegando ao fim só falta o prefeito dizer aos seus comandados que também parem com a choradeira e começem a trabalhar já está mais do que na hora DELES fazerem isto e não ficarem com os bonos do que é bom e culpar o que está parado a administração ainda falta muuuuuita competência na atual administração

  7. Parabéns ao prefeito e a sua assessoria. Não me lembro se alguma vez em seus 8 anos de governo, o ex-prefeito Valdeci Oliveira, ter feito alguma visita “In Loko” ao Camelódromo (exceção feita na época da “campanha eleitoral de 2004”, em que o “Camelódromo” estava tomado de bandeiras do PT) para tentar resolver esta complexa situação. Parabéns portanto ao Schirmer (e também ao Marcelo e ao Mânica, que aparecem na foto) por sua nova postura.

  8. Claudemir! Uma das melhores coisas do teu site é ler as brigas dos viúvos e viúvas do Valdecí com as atuais “esposas e amantes” do Schirmer. Muito bom. Quem não lê, não sabe o que está perdendo. Melhor que isso, só uma briga de comadres.

  9. Claudemir!
    Só perguntei o que o Schirmer fez… só isso!!!
    Só quero saber onde está o Prefeito do emprego?
    Só isso..Obrigada!

  10. Sinceramente não entendi os comentarios feitos. Não sei se estou errado mas todo o administrador responsável dá continuidade as obras iniciadas pelo anterior, afinal é dinheiro do contribuinte que não pode ser desperdiçado. Parabéns Schirmer pela tua inteligencia, modestia e espirito público elevado. E pelo que sei o caso dos camelos está bem encaminhado e só pensando assim se constroi uma cidade para nossos filhos viverem com dignidade. esperem para ver o Schirmer será o melhor administrador que Santa Maria já teve, ficará na história pelo seu trabalho bem feito e bem acabado e não obras meramente eleitoreiras

  11. Caro claudemir!
    Leio o teu site de vez em quando, não por que não gosto, mas porque não tenho tempo.
    Gostaria de saber o que o Schirmer fez que não seja, simplesmente dar continuidade do que o ex-prefeito valdeci fez:
    – O Shopping Popular;
    – O túnel da Rio Branco;
    – As obras do PAC;
    – Até mesmo o grande anúncio do Atacadão do carrefour – quem o trouxe para a cidade, foi VAldeci;
    – até mesmo a reforma administra que está fazendo agora, é para deixar as secretarias do mesmo jeito que valdeci deixou;
    – Os recursos da ação com a Corsan;
    e por aí vai… e ninguem fala nada!!!

  12. Não entendi a fala deste cidadão ai afirmando que foi o governo anterior que fez o shopping. É óbvio que foi sim o governo anterior que fez esta e tantas obras. Agora, o atual prefeito náo é um mandalete. Se ele é contra o shopping que assuma a posição e não abra o shopping. Agora ficar nesse joguinho de que o que é bom é meu e o que é ruim é do outro é vergonhoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo