Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Câmara de VereadoresPartidos

TRANSPARÊNCIA. Ana Amélia destaca o papel da imprensa. E também de outros instrumentos públicos

A imprensa tem papel preponderante como instrumento de divulgação e fiscalização dos gastos públicos. Mas não apenas ela. O próprio governo federal tem algumas ferramentas dignas de elogios, como os utilizadas pela Controladoria Geral da União.

Ana Amélia e os mecanismos para fiscalização do uso dos recursos públicos

Quem falou sobre isso, e também outras questões, na tarde de hoje, foi a ex-jornalista da RBS (e atual pré-candidata ao Senado pelo PP) Ana Amélia Lemos, em palestra realizada durante a Semana da Câmara. Os detalhes você encontra no material distribuído pela assessoria de imprensa do parlamento. O texto é de Beto São Pedro e a foto de Milena Jaenisch. Confira:

Ana Amélia elogia Câmara de Santa Maria e destaca papel da imprensa na busca pela transparência

Jornalista e pré-candidata ao senado pelo Partido Progressista nas eleições de 2010, Ana Amélia Lemos esteve esta tarde na cidade para falar sobre transparência nas contas públicas, dentro da programação da Semana da Câmara de Vereadores de Santa Maria. Inicialmente, a palestrante declarou-se feliz por retornar ao parlamento santa-mariense, “que é Casa do Povo, do povo da Boca do Monte de Santa Maria” e também porque na sua composição “há três mulheres, representando três partidos”. E também, como mulher, “por constatar o protagonismo da mulher através destas três vereadoras”.

Ana Amélia elogiou a iniciativa da Câmara pela proposta do tema da transparência, pois com isso está chamando a atenção não só da sociedade para a questão, mas também dos meios de comunicação. Nesse sentido, a jornalista atribuiu um papel significativo aos comunicadores, que fazem chegar à população as informações sobre a forma como são aplicados os recursos públicos. “Sem as informações, a população não pode avaliar a qualidade desses gastos”. Nessa linha, Ana Amélia também elogiou o legislativo santa-mariense, que acaba de lançar seu novo site, com o Portal da Transparência, e por manter no ar a TV Câmara, que também recém inaugurou seu novo estúdio.

Diante da presença de vereadores e prefeitos de cidades da região, a jornalista destacou como importante as parcerias entre Executivo e Legislativo, visto que ambos têm responsabilidades com o destino dos recursos públicos e pairam sobre eles a fiscalização dos organismos competentes “e isso é muito salutar”, salientou.

Ana Amélia também considera muito importante os mecanismos de fiscalização da execução dos orçamentos públicos criados nos últimos anos pelo governo federal, entre eles a Controladoria Geral da União. “São providências extremamente importantes, pois a corrupção existe porque o Brasil é um país pouco auditado”. O próprio Tribunal de Contas da União, segundo ela, em que pese as suas iniciativas de fiscalização, tem uma estrutura insuficiente diante das dimensões continentais do território brasileiro…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas pela Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo