ASSEMBLÉIA. Nelson Jobim é condecorado com a medalha do Mérito Farroupilha
Terminou agora há pouco, no Salão Júlio de Castilhos, na Assembléia Legislativa, a solenidade de entrega da Medalha do Mérito Farroupilha ao santa-mariense Nelson Azevedo Jobim, ministro da Defesa. A proposição foi do petista Fabiano Pereira. O relato do que lá aconteceu e do que cada um falou você encontra no material produzido pela Agência de Notícias do parlamento gaúcho. O texto é de Neila Alves, com foto de Walter Fagundes. Confira:
“Ministro Nelson Jobim recebe a mais importante condecoração da AL
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, recebeu nesta terça-feira (1º) a Medalha do Mérito Farroupilha, a mais alta distinção oferecida pela Assembleia Legislativa. A iniciativa foi do deputado Fabiano Pereira (PT), que entregou a medalha juntamente com o presidente da AL, Giovani Cherini (PDT), em cerimônia no Salão Júlio de Castilhos.
Em seu pronunciamento, o deputado Fabiano destacou períodos da vida de Jobim no Legislativo, Judiciário, na advocacia e Executivo. “Em 1991, Jobim já pautava o tema junto ao Congresso, ao apresentar projeto que proibia o nepotismo no Legislativo federal. Foi em sua gestão como presidente do Tribunal Superior Eleitoral, que passou-se a adotar a chamada verticalização das coligações. No início da década de 90, Jobim já sugeria a ampliação desse debate pela sociedade brasileira, citando o exemplo de sucesso da Inglaterra e de seu sistema chamado de probeition, que para além da sua execução prática, trazia a crença de que o infrator só deva receber uma pena de prisão quando este se constituir em risco concreto ao convívio social”, salientou o deputado.
Outro aspecto salientado no discurso do parlamentar foi a Estratégia Nacional de Defesa desenvolvida pelo Ministério comandado por Jobim com base nos eixos de reorganização das forças armadas, reestruturação da indústria brasileira de material de defesa e política de composição dos efetivos das forças armadas. “Acredito sinceramente que é a energia positiva de Santa Maria que leva os seus filhos à frente. Através de suas opiniões, suas ações e obras, que se tornam relevantes no Rio Grande e no país. E, ministro Jobim, dentre esses filhos de Santa Maria, tenho certeza de que és um dos mais diletos e destacados”, encerrou Fabiano.
Agradecendo a honraria recebida, o ministro contou um pouco dos fatos que o levaram para a vida pública e sua ascenção na vida política, e citou a sua vó Josefina de Azevedo. “Ela sempre dizia que eu tinha mais sorte do que juizo. Nesta homenagem vizualizei neste recinto as várias ruas por onde passei. Seja em Santa Maria, na OAB, na universidade, na família, no Congresso, com os militares. Fico muito honrado por tudo isto mas continuo dando razão à minha vó. O único juizo que tenho é fazer as coisas sem enganação, enfrentar dificuldades, com transparência…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Não houve possibilidade de ir até a AL/RS. No entanto, creio que a propositura do deputado Fabiano Pereira honrou a forma gaúcha de reconhecer as coisas. Sem ranço e com elegância ainda se pode ver a postura de homens. Nelson Jobim é amigo de infãncia da Presidente Vargas com Floriano Peixoto e Paul Harris. Discordo dele: tem muito juízo e com isto suas atitudes sempre foram e serão com muita transpar~encia para não deixar nenhuma dúvida aos seus amigos, companheiros e outros.