Arquivo

Varig. Novos controladores voltam atrás e prometem retomar rotas. Mas é preciso conferir

Aparentemente, a Varig Log, nova controladora da Varig, voltou atrás, depois de uma reunião com a Agência Nacional de Aviação Civil. A ANAC havia determinado o restabelecimento das rotas cotadas pela companhia, logo no dia seguinte à mudança de controle.

Então, e isso foi na sexta-feira, se divulgou (e cumpriu, diga-se) que a nova Varig só faria, por enquanto, os vôos da ponte aérea que liga Rio de Janeiro a São Paulo e vice-versa. Não por acaso, trata-se das rotas mais rentáveis da aviação comercial brasileira.

A chiadeira se instalou, e a confusão se estabeleceu nos aeroportos do país inteiro – e mesmo do exterior. Assim, aos poucos, ensaiou-se uma volta atrás, que acabou se consumando na noite desta terça-feira, com a divulgação de uma nota oficial da Varig.

De qualquer forma, ainda há muitas indefinições. A começar pela forma como serão demitidos pelo menos 8 mil funcionários da empresa, como forma a adequar a Varig ao seu novo tamanho e à sua nova forma de gestão, a ser imposta pelos proprietários atuais.

Enquanto isso não se resolve, fique com a notícia, publicada pelo canal de economia do portal Terra, na noite deste dia 25, quando definiu-se a retomada dos vôos suspensos pelos novos controladores da empresa:

Varig diz que vai recompor sua frota e reestabelecer serviços

Em cumprimento a uma decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) – que estabeleceu que a Varig deveria informar suas novas rotas – a aérea divulgou nota nesta terça-feira anunciando que decidiu retomar sua malha de vôos a partir desta quarta-feira, dia 26.

Segundo a empresa, serão reestabelecidas rotas diárias que saem do Rio de Janeiro e de São Paulo para Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza e Manaus. Na malha internacional, estão mantidos os vôos diários para Frankfurt e incorporada uma ligação com Buenos Aires. Os vôos da ponte aérea Rio-São Paulo permancem inalterados, segundo a companhia.

Nesta terça-feira, em reunião entre a Anac e a Varig, a empresa acertou sua participação no Plano de Contingência da agência e anunciou que fará, até a próxima segunda-feira, vôos extras com destino à Europa e a outras capitais da América do Sul.

Arrematada em leilão na última quinta-feira, a Varig informou ter solucionado “uma série de problemas” neste período de transição.

A aérea anunciou que abriu linhas de crédito junto às empresas aéreas nacionais e internacionais para fazer com que as concorrentes endossassem passagens da Varig. “Nós reconhecemos o desconforto que os passageiros passaram, mas todos podem ter certeza que estamos trabalhando firme e com rapidez para solucionar os problemas, recompor a malha e normalizar os serviços”, declarou o presidente da aérea, Marcelo Bottini.

De acordo com ele, a abertura das novas linhas de crédito à câmara de compensação nacional, assim como a outros parceiros, deu a tranqüilidade necessária para a empresa seguir em sua recuperação.

Segundo Marco Antonio Audi, conselheiro da Varig Log, não é uma tarefa fácil fazer a Varig retomar suas atividades sem grandes traumas. “Estamos mantendo negociações com as empresas de leasing para aumentar a frota atual e…”


SE DESEJAR ler mais reportagens sobre a situação da Varig, inclusive um histórico da empresa, pode fazê-lo acessando a página de economia do Portal Terra na internet, no endereço http://br.invertia.com/canales/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo