Eleições 2010Partidos

ELEIÇÕES 2010 (2). Desenroscar o Sul, o objetivo da hora de Lula e dos petistas

A Bahia e o Pará, é o que se diz, são casos perdidos. Por lá, Dilma Rousseff terá dois (ou mais) palanques disponíveis, dado o fato de que PMDB e PT não se acertaram. Minas Gerais, é o que se deduz da leitura atenta, inclusive nas entrelinhas, um acordo, com a saída de cena da candidatura petista, tende a ser formalizado até segunda-feira.

Assim, a poucos dias das convenções, a atenção de Lula e do PT se volta para o Sul, cujos estados, mostram as pesquisas, são os mais refratários à candidatura de Dilma. Há enroscos de bom tamanho na formação das alianças no Paraná e em Santa Catarina. Na província de São Pedro, a situação é outra. Já que José Fogaça não dará meeeesmo palanque para Dilma, o objetivo seria a neutralidade – impedindo a adesão formal a José Serra, do PSDB.

Sobre os três estados sulinos, e especificamente no que toca ao Rio Grande, acompanhe trecho de nota produzida pelo jornalista Josias de Souza, da Folha de São Paulo. A seguir:

Lula e PT realizam ‘arrastão’ pró-Dilma na região Sul

Rio Grande do Sul: Nesse Estado, Dilma já dispõe do palanque de Tarso Genro (PT). Tenta-se agora impedir que o PMDB de José Fogaça feche com Serra

Rival histórico do petismo gaúcho, o PMDB é majoritariamente favorável ao acerto com o tucano. Enfrenta, porém, uma conspiração urdida em Brasília. O PDT gaúcho dará o vice do pemedebê Fogaça. Acionado, o ministro Carlos Lupi (Trabalho), mandachuva do PDT federal, ameaça melar a coligação.

Lupi assumiu com Lula o compromisso de arrancar seu partido da coligação de Fogaça se o candidato franquear o palanque para Serra. Pelas informações que chegaram a Michel Temer, o PMDB gaúcho acusou o golpe. Parece se encaminhar para uma posição de neutralidade. Nem Dilma nem Serra…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. O problema no Sul é que “a prática na teoria é outra”… Ou seja, Simon, que se acha a última bolachinha do pacote, adora discursar para a adoração da Veja e da Globo, fica que nem o rei que foi pego nu! Prega coerência, fidelidade partidária, etc. e tal, mas quer ficar em cima do muro (como sempre)prá ver quem vai ganhar e aí aderir junto com toda o PMDB. O mesmo acontece com Schirmer. Fazem ouvidos moucos para um fato reluzente como a careca do nosso bravo blogueiro: o vice de Dilma é do partido deles, o PMDB(ou alguém duvida que este papo de Requião é só para ganhar tempo e engambelar quem gosta de ser engambelado?). Haja muro! O mesmo acontece em SC e PR! Esse é o PMDB…aqui no Rio Grande ainda não apearam do governo apesar do Fogaça ser adversário da Yeda.
    “Assim não dá, assim não é possível!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo