Eleições 2010Partidos

SENADO. Se eleita, Dilma Rousseff terá uma bancada mais, digamos, amigável

Já se dá como certo que o DEM, parceiro preferencial do PSDB (e que a esta altura choraminga pelos cantos ameaçando romper a aliança), verá desidratar sua bancada no Senado. Na melhor das hipóteses, para o partido, serão 10, contra os 14 atuais. Quer dizer, uma redução mínima de 25%. Só isso já é suficiente para muito governista de hoje sorrir – ainda mais que se imagina a possibilidade concreta de o PSDB, o outro dos principais braços oposicionistas, também perder espaço entre os senadores.

Mas há outros bons motivos para comemoração de Dilma Rousseff, do PT, se ela vier a ser eleita Presidente da República. Uma análise do bastante respeitado Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) aponta para um substancial acréscimo na bancada dos hoje oposicionistas – incluindo, além do petismo, também o PSB e o PC do B.

Dá-se como certo, por exemplo, que virarão estrelas no novo Senado a paulista Marta Suplicy e o mineiro Fernando Pimentel, ambos petistas. Na conta do DIAP também está a reeleição do gaúcho Paulo Paim. Quem trata dessa avaliação, com muito mais informações, é o sítio especializado Congresso em Foco. A reportagem é de Lucio Lambranho. Confira:

PT tem boas chances de ampliar bancada no Senado

… PT é o partido com maiores chances de aumentar sua bancada no Senado depois das eleições de outubro. Com 11 senadores atualmente, dos quais oito terminam o mandato em fevereiro de 2011, a legenda do presidente Lula e da candidata à Presidência da República Dilma Rousseff tem boas possibilidades de passar a contar com 16 senadores na próxima legislatura. A previsão faz parte de uma análise feita pelo diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Antônio Augusto de Queiroz.

Para o diretor do Diap, o PT tem chances altas de eleição de senadores em 12 estados (veja a lista dos candidatos em cada estado) e ainda de emplacar novamente o suplente amazonense João Pedro. Ele já ocupou a vaga, no lugar do senador Alfredo Nascimento, que agora, embora tenha mandato até 2015, tem chances de se eleger governador do estado. Como as últimas pesquisas mostram o ex-ministro dos Transportes na frente da disputa, com até 36% das intenções de voto, as chances do PT herdar a vaga sem muito esforço também aumentam. Assim, o partido tem boas possibilidades de ganhar um total de 13 cadeiras no Senado…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo