CampanhaEleições 2010

SERRA. Conselho de caciques orienta campanha tucana. E reduz influência paulista

O objetivo, segundo RELATA o repórter Adriano Ceolin, do portal IG, é “reduzir a concentração de poder” dos tucanos paulistas. É. Pode ser. Talvez seja, mesmo. O fato é que o comando da candidatura de José Serra, do PSDB, está criando o que é chamado “Conselho Superior de Campanha”.

O organismo pára-partidário, ou interpartidário, reúne os caciques dos partidos aliados. Inclui quase uma dezena de pessoas. Chama a atenção, o que pode confirmar a assertiva inicial, que a grande maioria não é de São Paulo.

Se bem que, é a impressão claudemiriana, que tudo se trata apenas de dar um verniz, capaz de impedir dissensões internas. Na prática, como sempre e em qualquer candidatura, como regra, quem manda é o candidato. No caso, Serra. Que acolhe, ou não, as dicas de seus “conselheiros”.

De todo modo, a idéia é que a primeira das reuniões (que devem ser mensais) ocorra já neste mês. Quem conta mais detalhes dessa proposta é a reportagem de Carol Pires e Arruda Jubé, publicada n’O Estado de São Paulo. Confira:

Serra cria conselho político para unir aliados e guiar campanha

…Com fama e prática de autossuficiente, José Serra (PSDB) autorizou nesta quarta-feira, 16, a criação de um conselho político para definir estratégias e traçar os rumos da campanha dele à Presidência da República. A criação do grupo estava planejada desde o início da pré-campanha, mas será colocada em prática neste momento para tentar aplacar o melindre de aliados, que se sentem alijados da coordenação da campanha.

Batizado de Conselho Superior da Campanha, o grupo será formado por caciques dos partidos aliados. São eles os presidentes nacionais dos partidos – Sérgio Guerra (PSDB), Rodrigo Maia (DEM), Roberto Freire(PPS), Roberto Jefferson (PTB), e Vítor Nósseis (PSC).

Os presidentes de honra do PSDB, Fernando Henrique Cardoso, e do DEM, Jorge Bornhausen, terão cadeira cativa no grupo. Completam o time o ex-presidente do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), e o ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves, como representante dos governadores.

O conselho se reunirá em São Paulo ou em Brasília pelo menos uma vez por mês. Reuniões extraordinárias poderão ser convocadas sempre que surgir um fato relevante, explica Sérgio Guerra. A data do primeiro encontro ainda não está acertada porque nem todos os membros foram convidados. Mas, segundo o presidente tucano, deve ocorrer nos próximos dez dias…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo