SegurançaTrânsito

TRÂNSITO. Por sugestão de Pimenta, comissão debate fiscalização do uso do cinto de segurança

Uma reunião com a presença de vários especialistas debate amanhã, na Comissão de Legislatção Participativa (CLP) da Câmara dos Deputados a possibilidade implantação de um novo mecanismo de fiscalização para o uso do cinto de segurança – no caso, o Sistema Externo de Controle do Cinto (Sistecc).

A sugestão para que o debate fosse realizado é do próprio presidente da CLP, o santa-mariense Paulo Pimenta (PT).  A propósito do que será debatido, a motivação e quem vai participar do debate, acompanhe material produzido e distribuído pela assessoria do parlamentar. A seguir:

CLP debate novo sistema de fiscalização do uso de cinto de segurança

A Comissão de Legislação Participativa (CLP) realiza nesta quinta-feira (24) audiência pública para debater a implantação de um novo mecanismo de fiscalização para o uso do cinto de segurança, o Sistema Externo de Controle do Cinto (Sistecc). A reunião, que foi proposta pelo presidente da CLP, deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), além de apresentar o sistema, tem a finalidade de ampliar a importância do uso do cinto de segurança para a sociedade.

Paulo Pimenta ressalta que estudos realizados pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia mostram que 56% dos condutores não utilizam o cinto. E a utilização do equipamento de segurança no banco traseiro é praticamente nula: 97% dos adultos e 80% das crianças não usam esse mecanismo de prevenção obrigatório, que, de acordo com especialistas em segurança do trânsito, reduz em 50% as mortes.

“As estatísticas apontam que acidentes de trânsito matam mais de 35 mil pessoas no Brasil e um milhão no mundo. Como na contagem oficial estão detalhados somente os óbitos contabilizados no local do acidente, o número de vítimas do trânsito pode ser ainda mais expressivo. Conscientizar a população sobre a importância do uso do cinto de segurança como forma de proteção, é fundamental para evitarmos mais tragédias em todo o país”, alertou Pimenta.

Para discutir o tema foram convidados Lisete Feijó – Presidente da ONG ALERTA; Cléris Casagrande representante da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego – ABRAMET; Edsom Luís da Cunha – Presidente do Sindicato de Centros de Habilitação de Condutores Auto e Moto Escolas do Estado do Rio Grande do Sul/SINDICFC-RS; –Renato Azevedo – Idealizador do projeto Sistema Externo de controle do Cinto de Segurança/SISTECC; e Milton Walter Frantz – Representante do Departamento Nacional de Trânsito/DENATRAN. A audiência pública acontece nesta quinta-feira (24), a partir das 9h, no plenário 03 da Câmara dos Deputados. O debate é aberto ao público. “

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo