CampanhaEleições 2010

VACINAS. Protagonistas, Serra e Dilma se preparam para o ataque. Mas dão ênfase à defesa

Tenho minhas dúvidas acerca do conteúdo das campanhas eleitorais deste ano. Especificamente em relação à Presidência da República, afora os bordões óbvios, já especificados por José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff, tenho o palpite que, mais que propostas concretas para o desenvolvimento econômico, social e político do País, teremos conceitos genéricos postos à disposição do eleitor.

E aí, como será a campanha? Não sei. Mas os líderes, o comando, das duas candidaturas protagonistas começam a se preparar, também (ou principalmente) para o contra-ataque. Ou, mais exageradamente talvez, para a defesa. Confira, a propósito, a reportagem de Catia Seabra, na versão online da Folha de São Paulo. Ela dá uma boa medida desse aspecto peculiar da busca do voto. Confira:

Campanhas do PT e PSDB preparam antídotos contra rivais

Na largada para a disputa presidencial, o PT e o PSDB tentam imunizar seus candidatos contra os ataques previstos para a campanha.

Além de proteção contra o adversário, a coordenação de comunicação das campanhas de Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) se empenha na busca de antídotos para seus pontos fracos.

Não é à toa que Serra repete ser o criador do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). Segundo pesquisa Datafolha feita em maio, 50% dos entrevistados o identificam como “quem mais defenderá os empresários”.

Segundo publicitários e integrantes do comando das duas campanhas, a comparação de Dilma ao líder sul-africano Nelson Mandela também é uma medida preventiva contra a exploração de sua participação em grupos que defendiam a luta armada durante a ditadura militar (1964-1985)…”

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