Educação

BOA NOTÍCIA. Jorge Cunha, os decretos e MP assinados por Lula e a autonomia universitária

“…Anteontem, dia 19 de julho de 2010, o Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva assinou três decretos e uma medida provisória que buscam responder à reivindicação de autonomia administrativa e orçamentária das universidades públicas.

Basicamente, foram flexibilizados os dispositivos que dificultavam a gestão orçamentária, dando autonomia para a administração dos orçamentos de custeio e investimentos, o que as instituições nunca antes possuíram. Na gestão de pessoal as universidades ganham a liberdade de gerir seus quadros sem a necessidade de autorização ministerial, especialmente no que diz respeito à substituição de professores que se aposentam, exoneram ou morrem. Um dos decretos, finalmente, regulamentou a assistência estudantil, destinando-lhe um programa e um orçamento próprios. A medida provisória cria dispositivos legais para regular e tornar mais transparente a relação das universidades com suas fundações de apoio.

Creio que lenta e inexoravelmente estamos vivendo uma mudança de paradigmas. Uma oportunidade que pode nos levar a condições de uma gestão universitária mais participativa, no lugar de um gerenciamento tecnocrático definido pela burocracia do Estado. Tudo de que a universidade precisa para realizar os objetivos que definiram sua criação e que continuam justificando sua existência…”

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do artigo “A Autonomia Universitária”, de Jorge Luiz da Cunha, colaborador semanal deste sítio. Cunha é Professor Titular da UFSM. Doutor em História Medieval e Moderna pela Universidade de Hamburgo, na Alemanha. Um cidadão de Santa Maria desde 1996.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Concordo plenamente com o professor Cunha. lamento posição corporativista e arcaica de organizações como a ANDES. Hoje fui no campus da UFSM de manhã e fiquei maravilhado com as instalações novas que estão sendo construídas. sÓ Não vê quem não quer ou a empáfia ortodoxista e corporativa impedem de ver (alguns d
    os cegos de Saramago). É uma nova UFSM que Lula está erguendo via REUNI. Dr. Mariano estaria exultante vendo sua criatura tão bem cuidada, nutrida e embelezada por um…torneiro mecânico!!!Ai que dor nos doutores da Sorbonne!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo