Copa 2014Esporte

COPA 2014. Senado também se mobiliza para fiscalizar obras. É bom, mesmo, ficar de olho

Agora, tudo é Copa 2014. Para quem gosta de esporte em geral e de futebol em particular, o rumo é o Brasil, dentro de quatro anos. Vem aí, por conta do poder público e privado, uma série de obras que, é a esperança claudemiriana, possam permanecer e beneficiar a sociedade.

Brasília terá estádio novo. Maquete está pronta. Recursos serão bilionários. Quem fiscaliza?

Não posso dizer o mesmo, no entanto, do que se chamaria “equipamento esportivo”. Leia-se, estádios. Afinal, como é possível acreditar que o Inter invista algo como R$ 200 milhões (talvez menos) para deixar o seu em condições, e que o Grêmio gaste (via parceria) R$ 400 milhões numa nova praça de esportes, totalmente afinada com as exigências da Fifa e, ao mesmo tempo, Brasília construa um estádio novo orçado pelo dobro? Como?

Por essas e outras, é bom ficar de olho. No Congresso, pipocam comissões para tratar do assunto. Uma delas sairá do Senado, como mostra material oriundo da agência de notícias daquela Casa. A reportagem é de Iara Farias Borges. A seguir:

Projeto prevê fiscalização dos gastos públicos na organização da Copa e das Olimpíadas

Os investimentos públicos com a organização e a realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 poderão ser monitorados por comissão constituída por técnicos do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e do Tribunal de Contas da União (TCU). Tal comissão poderá contar ainda com representantes do Ministério Público e dos Tribunais de Contas dos estados e dos municípios em que acontecerão os eventos esportivos.

É o que prevê projeto de lei do senador Renato Casagrande (PSB-ES) que está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Pela proposta (PLS 480/09), o grupo técnico será responsável pela elaboração de estratégias de trabalho conjuntas para fiscalizar a aplicação dos recursos públicos em ações destinadas à realização dos dois eventos esportivos no Brasil.

O projeto também prevê a implantação de portais na internet para cada um dos dois eventos, com informações sobre todas as ações públicas relacionadas à Copa do Mundo de 2014 e às Olimpíadas de 2016. Os portais permitirão o recebimento de denúncias e sugestões. As denúncias deverão ser encaminhadas, com sigilo da fonte, ao…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo