CampanhaEleições 2010EstadoPesquisa

DE CACHORRO GRANDE. Disputa pelas duas vagas gaúchas ao Senado vai pegar fogo

Rigotto: na frente e um dos favoritos. Mas ainda há muita indefinição no eleitorado

A jornalista Rosane Oliveira, na Zero Hora desta segunda-feira, traz DETALHES bastante interessantes, acerca da preferência dos gaúchos (e da indefinição de mais de 60% do eleitorado) para as duas vagas disponíveis no Senado – apontada pelo Datafolha. Mas um fato é verdadeiro: a briga será bastante acirrada entre o trio Germano Rigotto (PMDB), que tem 41% da intenção de votos na pesquisa do Datafolha, Paulo Paim (PT), com 37%, e Ana Amélia Lemos (PP), COM 33%. É uma disputa quase tão emocionante quanto a que envolve o Governo do Estado.

De outra parte, há quase uma obviedade, e aí vale para qualquer pesquisa: a tendência é de siglas governistas saírem vitoriosas na disputa pela 54 vagas a ser renovadas no Senado. Um sintoma, mais um aliás, é a pesquisa do Datafolha, divulgada nesta segunda-feira. Saiba mais, na reportagem publicada pela versão online da Folha de São Paulo. A reportagem é de Catia Seabra. Acompanhe:

Datafolha aponta perda de vagas da oposição no Senado

A oposição corre risco de redução do número de senadores nos oito principais colégios eleitorais do país, revela o Datafolha. Segundo pesquisa realizada em sete Estados (SP, MG, RJ, PE, BA, RS e PR) e no Distrito Federal, a bancada de PSDB e DEM cairia à metade (de seis para três) se a eleição fosse hoje.

Integrante da oposição, o PPS elegeria um senador: Itamar Franco, em Minas.

Segundo a pesquisa, realizada em parceria com a TV Globo, de 20 a 23 deste mês, a bancada do PT dobraria, de dois para quatro senadores.

Excluído o PMDB, que perderá dois governistas e elegeria ao menos dois independentes, a base governista subiria de oito para dez nesses colégios eleitorais. A oposição cairia de seis para quatro.

Entre essas 16 vagas em disputa (duas para cada colégio), haverá renovação de, no mínimo, 62% e a eleição de ao menos nove novatos.

Realizada a 71 dias da eleição, a pesquisa ainda não registra o esforço dos principais cabos eleitorais em apoio a seus candidatos…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. a rbs opa desculpa o data folha só não colocou a ana mélia em primeiro na pesquisa porque iria dar muito na vista mas como é de costume seus candidatos começam laaaaaaaaaaá em baixo e sobem como foguetes (pena que o povo gaúcho )ainda cai neste golpe concordo com as duas meninas nos seus comentários abaixo será que o povo gaúcho que se diz politizado vai deixar de fora o melhor senador que nunca esqueçeu seus ideais os quais defende os aposentados e o salário mínimo digno então VOTO PAIM, E ABIGAIL

  2. por favor acho que independente de partido o paim é o melhor senador que o brasil tem, seria uma vergonha e um desartre para nós gauchos não elegelo e eleger uma ana amelia da vida pelo amor de deus não cometam esta injustiça com o senador paim ,pelo contrario vamos premialo com a maior votação que o rio grande do sul ja deu á um senador

  3. Seria de entristecer se não elegêssemos o Paim com toda a sua história política. Por favor! Com todo o respeito, Ana Amélia Lemos não tem condições de representar o RS no Senado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo