Câmara de VereadoresCulturaEducaçãoEleições 2010PartidosPrefeituraTrabalho

LUNETA ELETRÔNICA. DEM e PSDB por Serra/Índio, os concursos culturais, docentes e informática…

* Levantamento feito pelo G1, o PORTAL de notícias das Organizações Globo, com dados do TSE, aponta o Rio Grande do Sul como a 17ª (entre as 27) províncias, na relação candidato/vaga à Assembléia Legislativa.

* São 594 candidatos para 55 vagas (10,8/vaga). O campeão é o Distrito Federal, com 35 candidatos para cada vaga (840 para 24). E o “lanterninha” é Sergipe, com 129 concorrentes (5,7 para cada uma das 24 cadeiras).

* PSDB e DEM tratam de estruturar em Santa Maria a campanha presidencial da dobradinha José Serra/Índio da Costa.

* Quem comanda o processo é a dupla de dirigentes principais das siglas na cidade, o tucano Vilmar Seixas e o demista Rodrigo Menna Barreto – que tiveram uma conversana manhã desta terça.

* Conforme material enviado com a assinatura de ambos, Seixas e Menna Barreto pretendem realizar nesta semana visitas “aos diversos líderes municipais, associações, organizações, outros partidos e militância em geral”.

* Também dão conta da chegada, “nos próximos dias”, de material de campanha, e a inauguração de um “grande comitê suprapartidário”.

* Perguntinha claudemiriana: os dois partidos fazem parte da base do governo municipal. Isso significa que o prefeito Cezar Schirmer descerá do muro em que está aboletado o candidato  ao governo gaúcho, o também peemedebista José Fogaça?

* Palpite claudemiriano: Schirmer, para o bem ou para o mal, continuará onde está. Pelo menos publicamente.

* A prefeitura divulgou nesta terça os nomes dos vencedores dos concursos fotográfico Santa Maria e literário Felipe D’Oliveira.

“Sorriso Dourado”, foto de Rômulo Silva D’Ávila (de Santa Maria), menção honrosa na categoria Amador Cor

* Dois fatos chamam a atenção. Um não chega a ser inédito: a absoluta predominância de não-santamarienses entre os vencedores nas principais categorias.

* Outro é apenas uma curiosidade, que talvez não tenha assim tanta importância. Quem sabe até irrelevante. No entanto…

* … O fato é que, na notícia (leia a íntegra aqui) distribuída pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura consta a relação, também, de todos os integrantes das comissões julgadores. Exceto uma, a de fotografia. Por quê?

* O Sinprosm, sindicato da categoria docente municipal, dá conta da participação de professores num curso básico de informática, oferecido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTEM).

* Conforme nota distribuída pela entidade, “essa formação ainda não é a que oferece os conhecimentos necessários para os docentes atuarem nas Salas de Informática”.

* Dizem mais, os representantes da categoria: “no entendimento do Sinprosm, trata-se de uma primeira etapa para qualificar os professores na área de informática”.

* Por fim, esclarecem ser necessário que o município, através do NTEM, ofereça uma continuidade dessa qualificação, de modo que os professores tenham a oportunidade de fazer a formação específica para atuar nas salas de informática.

* Tradução livre claudemiriana: encaminha-se um acordo entre sindicato, professores e prefeitura, na ronha sobre as aulas de informática para os alunos da rede municipal.

Comissão do Bairro Medianeira, com Denardin: “Minha Casa, Minha Rua” (foto Milena Jaenisch)

* Mudando de assunto: moradores do Bairro Medianeira visitaram o presidente da Câmara, Paulo Denardin. Objetivo: divulgar o projeto “Minha Rua Minha Casa.”

* A proposta pretende, conforme relato da assessoria de imprensa do Legislativo, “envolver comunidade, iniciativa privada e poder público em busca do bem comum.”

* Dentre as atividades a ser desenvolvidas, conforme o projeto, estão a numeração dos postes, pintura do meio-fio nas ruas e revitalização dos canteiros.

* De acordo com Tiago Chiappa, que estava no grupo que conversou com Denardin, em agosto, em data ainda indefinida, será “desenvolvida ação para recuperar o canteiro central,na rua Heitor Campos, em frente à escola Irmão José Otão.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Parabéns Tiago Chiappa pela ação inovadora, Santa Maria precisa de pessoas preocupadas com o futuro de Santa Maria. Esse movimento consiste em um empreendedorismo comunitário. A articulação entre os atores heterogêneos é a melhor forma de uma comunidade ser conduzida para um desenvolvimento.

  2. Boa Tarde!!!

    Reproduzindo: “Por fim, esclarecem ser necessário que o município, através do NTEM, ofereça uma continuidade dessa qualificação, de modo que os professores tenham a oportunidade de fazer a formação específica para atuar nas salas de informática.”

    Penso s.m.j., que o Poder Executivo deveria encaminhar com a maior brevidade um projeto de atualização da Lei Municipal, que trata do Plano de Carreira de seus professores, na qual legalize a possibilidade do pagamento de Suplementação aos professores que irão atuar nos Laboratórios de Informáticas das Escolas Municipais de Santa Maria, por ser esta uma Ação Pedagória ou assessoramento prescrito em Decreto Municipal, em vigência. Portanto, basta ter iniciativa e vontade política para resolver esta questão que já dura tempo de mais, causando certamente um enorme prejuizo a qualidade educacional local.

    “Acorda Santa Maria: vamos fazer mais e melhor, agora.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo