CampanhaEleições 2010Pesquisa

PESQUISA. Ibope: Dilma 5% à frente de Serra. Muito próximo do Vox Populi. Já o Datafolha…

Quem está certo, não sei, embora desconfie. Mas o fato é que, separadas por uma semana entre a primeira e a última, tivemos três pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República. Duas delas apontam a liderança da petista Dilma Rousseff sobre o tucano José Serra. Outra informa sobre um empate técnico, mas com o candidato do PSDB 1% na dianteira. E aí, quem tem razão?

Relembrando. O Vox Populi, sexta passada, informou sobre a liderança de Dilma, com 8% de dianteira. No dia seguinte, a surpresa aparente, pois que o resultado era beeeem diferente. O Datafolha dava conta de um empate, com Serra adiantado em 1%

Pois bem, agora, exatamente sete dias depois, quem divulga seus números é o Ibope, o mais antigo dentre todos os institutos de pesquisa do país – o que não o coloca como melhor, nem coisa parecida, é apenas uma informação. E o que os dados informam? Acompanhe na reportagem do G1, reproduzida pelo jornalista Ricardo Noblat. A seguir:

Ibope – Dilma vence Serra no segundo turno, 46% a 40%

A candidata Dilma Rousseff (PT) lidera com cinco pontos percentuais à frente de José Serra (PSDB) pesquisa Ibope de intenção de voto para presidente da República divulgada nesta sexta (30) pela TV Globo. De acordo com a pesquisa, Dilma tem 39% das intenções de voto; José Serra (PSDB), 34%; e Marina Silva(PV), 7%.

O Ibope ouviu 2.506 eleitores com mais de 16 anos em 174 municípios de segunda (26) a quinta (29). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Isso quer dizer que Dilma pode ter entre 37% e 41%; José Serra, entre 32% e 36%; e Marina Silva, entre 5% e 9%.

Nos levantamentos anteriores do Ibope, Dilma tinha 37% na pesquisa de 31 de maio a 1 de junho; 38% na de 18 a 21 de junho; 36% na de 27 a 30 de junho; e 39% agora. Serra tinha 37%, passou a 32%, depois foi para 36% e agora para 34%. Marina tinha 9%, passou a 7%, foi a 8% e agora voltou para 7%…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Me contaram que em Santa Maria o Data Folha pesquisou somente em Santa Flora, Passo do Verde , no Gabinete do Shirmer e na esquina da Borges do Canto com a rua Sete…pudera né!

  2. Se o Dataserra (ops! datafolha) deu empate técnico, é porque a coisa tá feia para o lado do ninho tucano!
    Achei que eles erraram em largar a pesquisa do datafolha, logo atrás da Vox, pois agora vem a Ibope e passa para a Populaçao a sensaçao de que realmente o Serra tá caindo (e está mesmo!). A única vantagem é que o Datafolha joga uma certa dúvida, sobra a veracidade das pesquisas, na cabeça das pessoas…
    Mas dois impactos serão sentidos, o mais grave? eu não sei:
    – Na militância tucano/demista, que dia após dia vê sua adversária subir e seu candidato descer. E que só vê a coordenação nacional errar os seus movimentos.
    – Nos doadores de Campanha – esses, muito mais que boa parte da população, não gostam de “apostar” em cavalo que vai perder.
    Acho que o Tucano vai afiar o bico para o ataque…
    Abraços

  3. O DataFALHA, digo, DataSERRA, ops!….sei não! Auditoria neles! Bota um estatístico em cima do new member of PIG (partido da imprensa golpista)! Meno male que você está fora dele, Claudemir, porque preserva o espaço democraticamente e não têm pruridos em ouvir o ponto e o contraponto. Por isso que sua audiência (seu Ibope, Sensus e Vox Populi) anda bem…já seu Datafolha anda mal das pernas! Hehehehe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo