Artigos

Qualidade Total: estamos muito longe… – por Carlos Costabeber

As empresas de Santa Maria vêm lentamente aderindo ao Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade. Isso graças ao incansável trabalho de um grupo de lideres, que estão à frente do Comitê Regional da cidade.

Para gáudio desses poucos, o Comitê local recebeu agora o RECONHECIMENTO oficial pelo trabalho desenvolvido na região.

Mas essa missão não tem sido fácil ! Enquanto a competição global está falando de forma digital, a grande maioria das nossas empresas pensa e age, ainda, de forma analógica. E o mercado não perdôa !

Lembro que em 1991 consegui uma Bolsa de Estudos na Universidade de Yokohama, no Japão, onde fui aprender os princípios da Qualidade Total. Tudo era novo pra mim. Por isso, anteriormente, tive de fazer um aprendizado na Universidade de Minas Gerais.

O Japão, já naquela época, era a melhor escola. Lá, os conceitos desenvolvidos pelo americano Demin sobre qualidade e produtividade encontraram terreno fértil entre as empresas japonesas.

Essa foi, sem dúvidas, a maior experiência “extra-classe” que tive na vida profissional.

Na volta para casa, passei a enxergar os negócios de uma forma bem diferente. E o primeiro resultado dessa angústia foi a cisão que acabou acontecendo com o nosso grupo empresarial (Grupo CBG) já em 1993.

De lá para cá, mudei o meu foco. Vi que a área de marketing teria de ficar em segundo plano, e migrei com tudo para Recursos Humanos. Aprendi com os japoneses que a Qualidade Total começa e termina com as pessoas; que realmente são as PESSOAS que fazem a diferença.

Graças à essa atitude, há mais de 12 anos anos venho implementando uma filosofia de trabalho, onde os meus funcionários estão em primeiro lugar. Conclui que se eles estão felizes no trabalho, automaticamente, farão felizes os meus clientes. A equação parece bem simples, e é, mas colocá-la em prática é outra história.

Claro que ainda estou longe do ideal, até porque não tenho um perfil pragmático, metódico. Tenho dificuldades para trabalhar com processos, mensurações, sistemas e metodologias.

Mas o viés em que foquei a Qualidade Total está trazendo frutos maravilhosos para minha empresa, como a conquista da liderança de mercado e da satisfação dos clientes da marca Ford no Brasil.

Por fim, desejo parabenizar as poucas empresas de Santa Maria que estão sendo premiadas pelo grau de envolvimento na Qualidade Total. O futuro lhes sorrirá pela frente!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo