Câmara de VereadoresPrefeituraSaúde

CÂMARA. “Faltam pacientes” na Casa de Saúde, diz diretora da Sefas aos vereadores

UPA. Diretora da Sefas relatou “dificuldades para arrecadação de verbas para a obra e a instalação da parte elétrica”

Sem qualquer observação deste repórter. Que cada leitor faça a sua, se assim entender. Obviamente, para não ficar sobre o muro, fiquei intrigado com algumas questões colocadas, mas fico por aí mesmo, por enquanto.

O fato objetivo é que integrantes da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores foram nesta segunda-feira visitar o hospital municipal Casa de Saúde, administrado (por outorga da Prefeitura) pela Sefas, o braço para a saúde do Centro Universitário Franciscano. Acompanhe o material produzido pela assessoria de imprensa do Legislativo. A reportagem e foto são de Pedro Pavan. A seguir:

Comissão verifica situação da Casa de Saúde

Na manhã desta segunda-feira (9), a Comissão de Saúde da Câmara visitou o hospital Casa de Saúde. Participaram da visita a presidente da comissão, vereadora Maria de Lourdes Castro (PMDB), e os vereadores Manoel Badke (DEM), Luiz Carlos Fort (PT) e Marion Mortari (PP). Os parlamentares foram recebidos pela diretora da Casa de Saúde, Irmã Ubaldina Souza e Silva, e pelo médico Luiz Gustavo Thomé, que relataram aos integrantes da Comissão as principais dificuldades do hospital.

De acordo com Irmã Ubaldina, um dos problemas enfrentados seria a “falta de pacientes”. Ela comenta que no dia de hoje, dos 16 exames marcados, apenas dois foram realizados, isso porque os pacientes não teriam comparecido. Irmã Ubaldina relata que o motivo das faltas, conforme os próprios pacientes, seria o fato de a Secretaria de Saúde, a responsável pelo agendamento, não avisar os usuários sobre as datas.  “Alguns pacientes reclamam que não foram avisados sobre os exames. A demora na parte burocrática também pode ser outro fator que faça os pacientes desistirem das consultas”, enfatiza o médico Luiz Gustavo Thome.

Sobre essa situação, o vereador Fort destaca que “precisa de um funcionário da Secretaria de Saúde dentro da Casa para agilizar o processo”.

Quanto à estrutura física da Casa de Saúde, os vereadores constataram melhorias em relação aos meses anteriores, porém “ainda falta muita coisa. Algumas partes do piso, do teto e de paredes precisam ser consertadas, mas a casa está melhorando”, comenta vereadora Maria de Lourdes.

Os vereadores visitaram, ainda, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que está sendo construída em anexo à Casa de Saúde. A previsão para o término das obras é setembro, segundo irmã Ubaldina, que relatou aos parlamentares sobre a dificuldade na arrecadação de verbas para a obra e a instalação da parte elétrica.  

Ao final da visita, os integrantes da Comissão de Saúde se comprometeram a tomar providências quanto ‘a falta de pacientes’: “vamos averiguar o que está acontecendo e agendar uma reunião com a Secretaria de Saúde”, afirma a vereadora Maria de Lourdes.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. O extranho em tudo isso eh que tenho uma mini cirurgia ambulatorial para ser feita, que encaminharam a mais de 6 meses e até hoje não me chamaram. Depois dessa vou cobrar da secretaria de Saúde. Assim não dá neh!

  2. o que mais está me incomodando é que o secretário de saúde não vai ao conselho de saúde e nas reuniões agendadas pela comissão sera´que já não seria o caso de o vice-prefeito pedir o seu afastamento da secretaria de saúde e se dedicar só a vice-prefeito. conseguiram te destruir dr. farret, aliás o PP tem sido o brinquedinho do PMDB, será que o PP não terá de fazer campanha para o gurizinho do prefeito(tubias) ou vão bailar de seus cargos!

  3. Como assim? Dificuldades para arrecadação de verbas para a obra e instalação elétrica. Será que o Pimenta e o Valdeci vão ter que entrar em campo DE NOVO.

  4. Tenho a certeza que está faltando a competencia das mulheres na SMS. que saudades daquelas meninas profissionais, medica Elaine Resener e a Enfermeira Ilse Mello. Isto é o que da mexer em time que está ganhando.BEM FEITOOOooooooo!!!!!

  5. Mas o que estão fazendo o senhor prefeito, o senhor vice-prefeito e o ex-reitor CLovis Lima, que está lá na saúde agora? Idade e experiência não falta a estes senhores. Quem sabem eles começam a trabalhar em vez de só discursarem.

  6. Não é de se admira muito o que acontece Santa Maria. foi nesse ano que furaram os braços da população com doses de vacina H1N1 de forma errada. Que pra mim ninguém me tira da cabeça que essa gripe foi inventada pra vende vacina mas isso é outro papo. Pra coisa funciona tem 02 soluções: Comissão de Saúde da Câmara e o Secretário de Saúde marquem os exames e ligue para os pacientes pode ser que funcione. Se apurarem os fatos como sempre: vai sobra para o Funcionário público Municipal.

  7. será que ao invés do PA mandar as pessoas para o HUSM não seria melhor para os pacientes e mais barato ao município, ou a irmã ubaldina tá lendo muito o site da prefeitura.pois lá temos uma cidade bem iluminada, se filas nos postos de saúde sem buraco nas ruas, praças lindas e bem cuidadas
    acho qu eu tô ficando louco!

  8. Ah, mas querem me enlouquecer!!! Tem gente apodrecendo em filas, em macas, em casa, por falta de vagas em hospitais e me apontam essa besteira aí? Faltam pacientes na Casa de Saúde? Para essa laborosa comissão, será que não dá para fazer um paralelo com a super-lotação do HUSM para constatar – sem muito esforço, espero – que alguma coisa está muito errada? A nossa valorosa Secretaria da Saúde (aquela das vacinas erradas) é um saco de gatos? Não existe GESTÃO, gente? As pessoas padecendo porque, talvez não tenham sido avisadas ou por muita burocracia? Não tem quem administre isso? Mas com competência e preparo, não por afinidades políticas. Que vergonha!!! Em plena cidade universitária. Me desculpe o esparro, Claudemir, mas tem coisas que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo