CinemaCulturaSanta Maria

CULTURA. Começa o 9° ‘Santa Maria Vídeo e Cinema’, a grande festa do audiovisual

A grande festa do audiovisual gaúcho e brasileiro é em Santa Maria, nos próximos seis dias. Começa, nesta segunda-feira, a 9ª edição do Santa Maria Vídeo e Cinema, festival que se afirma como um emblema da capacidade inventiva e técnica de nossos realizadores.

Foram cerca de 300 obras inscritas, de todo o País. E um punhado delas estará disponível, gratuitamente, a toda a população. Sem falar em outras atrações, previstas pelos organizadores – e depois de uma certa dificuldade, inclusive com o poder público, tudo devidamente (como se esperava) superado.

Além dos filmes, há homenagens. Todas justas, é preciso dizer. E a primeira delas acontece já no primeiro dia. Na abertura, na Praça Saldanha Marinho, às 7 da noite, acontece a entrega da honraria de “Homenageado Local” ao jornalista e cinéfilo Jair Alan, antecedendo a exibição da mostra competitiva.

Mas, para saber tudo o que acontece até o próximo sábado (inclusive a programação integral – que você confere logo abaixo do texto), acompanhe o material distribuído pela assessoria do SMVC. A reportagem é de Elisa Fonseca. Acompanhe:

9ª edição do SMVC: do centro aos bairros de Santa Maria

Inicia nessa segunda-feira, dia 30, o 9º Santa Maria Vídeo e Cinema, com o tema Entre Fronteiras. Nesse ano o festival ocorrerá em diferentes locais: Praça Saldanha Marinho, Centro Cultural CESMA, bairros e vilas da cidade e em Silveira Martins.  Ainda haverá transmissão ao vivo pela Internet. O objetivo com essa descentralização das atividades do festival é democratizar ainda mais o acesso ao audiovisual.

Entre os dias 30 de agosto e 04 de setembro, as produções selecionadas, dentre as 300 inscrições de todo o país, concorrerão nas categorias Mostra Competitiva Nacional, Mostra Competitiva de Santa Maria e Região e Mostra Competitiva de Videoclipes.

Esse ano o festival tem como Homenageado Nacional o cineasta e poeta cearense Rosemberg Cariry, presidente do CBC – Congresso Brasileiro de Cinema e diretor de oito longas-metragens. Com uma narrativa e linguagem universais, Rosemberg tem como temática principal dos seus filmes o sertão, o folclore e a cultura, principalmente a nordestina. É também autor de quatro livros de poesia, dando também vazão a cultura popular, regional e folclórica.

O Homenageado Local dessa edição será Jair Alan, ator, jornalista e crítico de cinema. Jair foi ator de curtas em Super-8 e comerciais, e também, atuou e montou peças de teatro nos anos 70. Hoje mantém o mais tradicional programa de rádio ligado ao cinema na cidade, o Cine Música na Rádio Universidade AM. Mas, a paixão pelo cinema é sua principal característica!

O 9º SMVC também traz como Produtor Convidado, Antonio Leal, produtor de cinema e idealizador do projeto CineFoot – Festival de Cinema de Futebol, o qual terá mostra durante o SMVC.

Durante toda a semana do festival haverá também mostras não competitivas durante o turno da tarde no Centro Cultural CESMA. Entre elas, a Mostra CineFoot, Cineclubinho, Mostra AUGM – Associação das Universidades do Grupo de Montevidéu, Mostra do Festival Internacional de Oberá (Argentina) e Mostra Entre Fronteiras (Argentina, Brasil e Paraguai), além do  9º  Seminário Gaúcho de Cinema e a reunião do Fórum Entre Fronteiras.

A 9ª edição do SMVC tem um acréscimo relevante na sua estrutura, as mostras competitivas acontecerão na Praça Saldanha Marinho e também em mais nove bairros da cidade (Bairro Camobi, Vila Pôr Do Sol, Vila Belga, Vila Jardim Berleze, Nova Santa Marta, Vila Oliveira, Itararé, Patronato e Distrito Passo das Tropas)  simultaneamente. O festival chegará a mais lugares, privilegiando o maior acesso e abrangência do SMVC em Santa Maria. Haverá também a Mostra Cineclubinho, com cinco filmes infantis, na cidade de Silveira Martins.  

Nesta edição, o festival fecha parceria com a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria – CACISM, com a entrega de um Troféu Vento Norte para um filme selecionado pela entidade, e mais uma vez com o Cineclube Lanterninha Aurélio com a entrega do Troféu Lanterninha Aurélio. O festival ainda presta uma homenagem para os 50 anos da UFSM – Universidade Federal de Santa Maria, para os 25 anos da APTC – Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul e aos 10 anos do Fórum dos Festivais.”

CLIQUE NA IMAGEM PARA VER A ÍNTEGRA DA PROGRAMAÇÃO DO "SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA

 

SIGA O SITÍO NO

 TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo