CampanhaEleições 2010Religião

É IMPORTANTE?! Pelo sim, pelo não, candidatos correm atrás dos votos da fé

Um dirigente graúdo de uma das maiores siglas gaúchas, numa avaliação rápida, feita a este repórter no sábado, disse que seu partido luta pelo maior número possível de cadeiras no Legislativo. Até aí, nenhuma novidade. Todos buscam o mesmo. Curiosa, é outra revelação: das oito presumíveis vagas que a agremiação da qual ele participa acredita ser possível fazer, na coligação que montou, uma delas estaria garantida pelo bispo de uma igreja evangélica que faz parte da aliança.

Então, é isso. Tem-se como certo que alguém popular, de uma igreja, se contar com o apoio decidido dos fiéis chamados a isso, pode eleger um deputado. Quem sabe até um senador. Mas, e a governador? E a Presidente da República? Até que ponto o voto “da fé” pode ajudar ou prejudicar?

É exatamente este o tema de excelente reportagem, assinada por Rachel Duarte, publicada no sempre agradável, interessante e correto jornal eletrônico Sul21. Acompanhe:

 “O peso da fé – A influência das igrejas na escolha dos governantes

Recordando os tempos da Liga Eleitoral Católica (LEC), a Arquidiocese de Brasília vai promover, a partir de agosto, cursos com lideranças religiosas que orientarão os fiéis sobre como votar nestas eleições. A proposta é que os católicos escolham candidatos com o perfil definido pela Igreja.  Além de párocos, serão convidados a ministrar o curso cientistas políticos e pessoas com formação acadêmica alinhada com a doutrina católica.

Em recente episódio ocorrido em São Paulo , o bispo de Guarulhos, Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, orientou as igrejas da cidade a pregar, durante as missas, o voto contra a candidata petista Dilma Rousseff (PT). A atitude de Dom Luiz lembra ações de setores conservadores da Igreja contra a ascensão da esquerda no Brasil.

A presidenciável petista, seus adversários e candidatos estaduais dos mais diferentes partidos estão aproveitando para ficar em dia com as lideranças religiosas. Depois da manifestação de Bergonzini, Dilma participou de culto da Associação das Assembleias de Deus do Brasil e aproveitou para afastar a ideia de que é a favor da descriminalização do aborto, um dos maiores tabus dentro do catolicismo, e fez citações bíblicas em defesa da vida.

Outro candidato que teve a oportunidade de ficar em paz com os fiéis eleitores foi José Serra (PSDB). Em maio, em uma das principais festas cristãs (Corpus Christi), o tucano e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), estiveram no Santuário do Terço Bizantino, na capital paulista. A pedido do popular padre Marcelo Rossi…”,

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. acabei de ver a reportagem do fantastico sobre os vereadores nos “cursos ” . esta é uma boa pauta claudemir para uma blitiz nos nossos vereadores em santa maria .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo