EconomiaEsporteNegócios

CACHORRO GRANDE. Briga por direitos de futebol opõe Globo aos demais e está na Justiça

A origem desta nota está em notícia oportunamente enviada pelo colega Fritz Nunes. É uma reportagem a versão online do jornal esportivo Lance e reproduzida no Yahoo! Esportes. Vem a ser o enrosco que opõe, de um lado, as Organizações Globo e seu, nesse caso, parceiro “Clube dos 13” (que congrega as maiores agremiações futebolísticas do País). E de outro o Ministério Público, no que toca à ação judicial. E, junto, o olhar atento de toda a concorrência, que gostaria de pegar um naco do que sobrar.

Do que se está falando? Não, não é de futebol, mas do direito de retransmitir o Campeonato Brasileiro por televisão e outros meios, inclusive internet. Sim, não há anjo nessa história, embora se possam assim considerar alguns dos que torcem pelo MP. É, na verdade, briga de cachorro grande. E intere$$es idem.

Pra saber mais, sugiro a leitura do texto do Yahoo! Mas, por favor, não pense que, no caso de o vilão de sempre (e é mesmo)  perder, vai mudar muita coisa no que interessa, que é o desejo do distinto público. Confira:

MP pede condenação da Globo por direito de preferência

Uma velha prática na negociação entre a Rede Globo e o Clube dos 13 pode estar com seus dias contados. O Ministério Público Federal e a Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça pedem a condenação da emissora carioca por formação de cartel.

A Globo tem o direito de preferência nas renovações de contrato de transmissão do Campeonato Brasileiro, e tem a exclusividade da competição quando iguala as propostas de concorrentes.

Segundo o parecer do procurador Marcus da Penha Souza e Lima, a cláusula tem efeito anticoncorrencial, limitando a ação de outras emissoras interessadas.

Uma outra prática que vem sendo abolida pelo Clube dos 13, mas que foi utilizada durante muitos anos na negociação dos direitos de transmissão, também está sendo condenada pelo MP. Trata-se da negociação em conjunto dos direitos de TV aberta, fechada e pay-per-view…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo