CONFLITO. Prefeito não dá bola para Comissão da Câmara e edis pensam em “crime de responsabilidade”

Funciona assim: os prefeitos têm obrigação de responder às indagações dos vereadores. É a lei. Não precisam, necessariamente, dizer o que os parlamentares gostariam de ouvir. Mas têm que oferecer as explicações solicitadas pelos vereadores. Repita-se: é a lei.

Agora, o fato.

No dia 13 de julho, a Comissão Especial dos Distritos solicitou ao presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Denardin, que encaminhasse requerimento ao prefeito Cezar Schirmer, com a solicitação de uma série de informações. Denardin procedeu como o regimento interno do parlamento manda e fez o encaminhamento.

Passado um mês, o comandante do Executivo não deu nem pelota. De maneira que, no dia 18 de agosto, o pedido foi reiterado. Mais um mês e… neca de pitibirabas. Nem bola de gude a prefeitura enviou ao parlamento.

Resultado: o presidente da Comissão Especial, Marion Mortari (por sinal, do PP que faz parte da base do governo) se enfureceu. E agora quer chamar Schirmer às falas, inclusive imputando-lhe eventual “crime de responsabilidade”.

Que tal? Ah, o pedido já foi até encaminhado (no dia 23 passado) à Comissão de Constituição e Justiça do parlamento, onde a questão será avaliada. E no dia seguinte o prefeito foi comunicado disso. Mesmo considerando que o governo (que novidade!) tem maioria na CCJ, é um baita constrangimento. Pior: o caso será inevitavelmente enviado também ao Ministério Público. Onde a prefeitura, obviamente, não apita.

EM TEMPO: os vereadores tendem a aprovar (ou não), hoje, na sessão ordinária que começa às 11 da manhã, o relatório da Comissão Especial. Que também poderá percorrer o caminho que leva ao MP. Que coisa!

PARA VOCÊ ENTENDER MELHOR, seguem abaixo, na íntegra, todos os documentos que compõem essa história:

Requerimento do dia 13 de julho: AQUI

Requerimento reiterado, no dia 18 de agosto: AQUI

Ofício de Marion Mortari pedindo a responsabilização do prefeito Cezar Schirmer: AQUI

O aviso ao prefeito de que o caso está na CCJ: AQUI

SIGA O SITÍO NO TWITTER



9 comentários

  1. Baxinho da Borracharia

    @Jose Delcatti
    Pelo que sei, só dá bola pros intersse da campanha de um certo candidato.
    Minha mulher me critica dis que eu nunca ganhei tanto dinheiro como agora com o governo do Shirmer, afinal não tenho tempo nem de tomá café, passo o dia todo arrumando pneu que rasgo nos buraco das rua…mais eu não penso assim, prefiro ganhá dinheiro com a melhora de vida das pessoas.
    Vou abrir meu voto
    Dilma ,Tarso,Pimenta,Valdeci,Paim e to na duvida entre a Abigail e aquele veinho do PCB que que teminar com o senado.

  2. marcia

    O Prefeito Schirmer dá bola sim, a asuntos importantes e não a pequenas futricas de pessoas do partido “quanto pior melhor” e uam perguntinha ao baixinho, pelo que sei ela já deve estar rico, por arrumar pneus, afinal esta burraqueira já tem quase uma d[ecada. Mas tenho certeza que o ano que vem ela vai se aposentar

  3. Baxinho da Borracharia

    @marcia
    Capaz guria! Então tu não mora em Santa Maria,eu tenho borracharia à muitos anos,as rodovias federais já não trazem mais movimentos por causa do Pimenta que fez reformarem tudo,e aqui na cidade o Valdeci asfaltou um montão de ruas.
    Cito:
    João Machado Soares
    Rua Rio Branco
    Av Osvaldo Cruz
    Só para dar uma canja
    O Shirmer só o que faz e passear as custas do nosso recurso público, eu sou dos que acham que quanto poir …pior!
    Moro aqui, vivo aqui!
    Esse prefeito é muito fracoe agora vem ´tu mepedir para esperar mais um ano?
    Ah tá esperar o ano da eleição para prefeito, que vergonha!

  4. Mariah

    Ele dá bola sim às questões que dizem respeito a perseguir funcionários. Nisso eles são muito bons…

  5. Mariah

    Este é o governo do autoritarismo, não ouve ninguém, faz o que bem quer. Mas também, que perca as esperanças de uma reeleição. Este governo aqui em Santa Maria NUNCA MAIS!!!

  6. milena

    É enfelizmente é assim que age o Governo que desrespeita até os seus aliados em prol da candidatura , de seu afilhado ee seu autoristarismo sera que ja foi feito o pedido de farredura nos telefones da prefeitura.e como se faz isto sera que sera preciso uma ação popular?

  7. milena

    Parabens vereador Marion todos os que votaram no senhor devem estar orgulhoso do grande valor endar o voto ao senhor pois foi o povo que lhe coloco na camara e não este Governo que desrespeita os Legislativo é uma vergonha isto primeiro o Deputo TuBaLão derrespeitando O PP querendo botar O 8º SUPLENTE e sem se quer comunica os progrssista, e agora o Ssenhor Prefeito não dando a minima pro legislativo ele não desrespeito a camara mas sim todosOS NOBRES.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *