Câmara de VereadoresPrefeitura

CONFLITO. Prefeito não dá bola para Comissão da Câmara e edis pensam em “crime de responsabilidade”

Funciona assim: os prefeitos têm obrigação de responder às indagações dos vereadores. É a lei. Não precisam, necessariamente, dizer o que os parlamentares gostariam de ouvir. Mas têm que oferecer as explicações solicitadas pelos vereadores. Repita-se: é a lei.

Agora, o fato.

No dia 13 de julho, a Comissão Especial dos Distritos solicitou ao presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Denardin, que encaminhasse requerimento ao prefeito Cezar Schirmer, com a solicitação de uma série de informações. Denardin procedeu como o regimento interno do parlamento manda e fez o encaminhamento.

Passado um mês, o comandante do Executivo não deu nem pelota. De maneira que, no dia 18 de agosto, o pedido foi reiterado. Mais um mês e… neca de pitibirabas. Nem bola de gude a prefeitura enviou ao parlamento.

Resultado: o presidente da Comissão Especial, Marion Mortari (por sinal, do PP que faz parte da base do governo) se enfureceu. E agora quer chamar Schirmer às falas, inclusive imputando-lhe eventual “crime de responsabilidade”.

Que tal? Ah, o pedido já foi até encaminhado (no dia 23 passado) à Comissão de Constituição e Justiça do parlamento, onde a questão será avaliada. E no dia seguinte o prefeito foi comunicado disso. Mesmo considerando que o governo (que novidade!) tem maioria na CCJ, é um baita constrangimento. Pior: o caso será inevitavelmente enviado também ao Ministério Público. Onde a prefeitura, obviamente, não apita.

EM TEMPO: os vereadores tendem a aprovar (ou não), hoje, na sessão ordinária que começa às 11 da manhã, o relatório da Comissão Especial. Que também poderá percorrer o caminho que leva ao MP. Que coisa!

PARA VOCÊ ENTENDER MELHOR, seguem abaixo, na íntegra, todos os documentos que compõem essa história:

Requerimento do dia 13 de julho: AQUI

Requerimento reiterado, no dia 18 de agosto: AQUI

Ofício de Marion Mortari pedindo a responsabilização do prefeito Cezar Schirmer: AQUI

O aviso ao prefeito de que o caso está na CCJ: AQUI

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

9 Comentários

  1. Parabens vereador Marion todos os que votaram no senhor devem estar orgulhoso do grande valor endar o voto ao senhor pois foi o povo que lhe coloco na camara e não este Governo que desrespeita os Legislativo é uma vergonha isto primeiro o Deputo TuBaLão derrespeitando O PP querendo botar O 8º SUPLENTE e sem se quer comunica os progrssista, e agora o Ssenhor Prefeito não dando a minima pro legislativo ele não desrespeito a camara mas sim todosOS NOBRES.

  2. É enfelizmente é assim que age o Governo que desrespeita até os seus aliados em prol da candidatura , de seu afilhado ee seu autoristarismo sera que ja foi feito o pedido de farredura nos telefones da prefeitura.e como se faz isto sera que sera preciso uma ação popular?

  3. Este é o governo do autoritarismo, não ouve ninguém, faz o que bem quer. Mas também, que perca as esperanças de uma reeleição. Este governo aqui em Santa Maria NUNCA MAIS!!!

  4. @marcia
    Capaz guria! Então tu não mora em Santa Maria,eu tenho borracharia à muitos anos,as rodovias federais já não trazem mais movimentos por causa do Pimenta que fez reformarem tudo,e aqui na cidade o Valdeci asfaltou um montão de ruas.
    Cito:
    João Machado Soares
    Rua Rio Branco
    Av Osvaldo Cruz
    Só para dar uma canja
    O Shirmer só o que faz e passear as custas do nosso recurso público, eu sou dos que acham que quanto poir …pior!
    Moro aqui, vivo aqui!
    Esse prefeito é muito fracoe agora vem ´tu mepedir para esperar mais um ano?
    Ah tá esperar o ano da eleição para prefeito, que vergonha!

  5. O Prefeito Schirmer dá bola sim, a asuntos importantes e não a pequenas futricas de pessoas do partido “quanto pior melhor” e uam perguntinha ao baixinho, pelo que sei ela já deve estar rico, por arrumar pneus, afinal esta burraqueira já tem quase uma d[ecada. Mas tenho certeza que o ano que vem ela vai se aposentar

  6. @Jose Delcatti
    Pelo que sei, só dá bola pros intersse da campanha de um certo candidato.
    Minha mulher me critica dis que eu nunca ganhei tanto dinheiro como agora com o governo do Shirmer, afinal não tenho tempo nem de tomá café, passo o dia todo arrumando pneu que rasgo nos buraco das rua…mais eu não penso assim, prefiro ganhá dinheiro com a melhora de vida das pessoas.
    Vou abrir meu voto
    Dilma ,Tarso,Pimenta,Valdeci,Paim e to na duvida entre a Abigail e aquele veinho do PCB que que teminar com o senado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo