EducaçãoTrabalhoUFSM

EDUCAÇÃO. Docentes da UFSM debatem sofre futura “estatuinte” na instituição

A idéia é da Seção Sindical dos Docentes. Para ela serão chamados também os outros segmentos de trabalhadores da UFSM. Uma “Estatuinte”. Um debate para recolher subsídios está marcado para a próxima semana. Os detalhes vêm em nota distribuída pela assessoria de imprensa da Sedufsm. O texto é do jornalista Fritz Nunes. Acompanhe:

 “SEDUFSM realiza debate sobre a “Estatuinte Universitária”

O que queremos para a UFSM? Esta interrogação dá título ao painel que a SEDUFSM promove na próxima quinta, 16 de setembro, às 19h, na sede da seção sindical. O objetivo do evento, que reunirá também o sindicato dos servidores (ASSUFSM) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE), tem por objetivo levantar subsídios para uma futura Estatuinte na instituição.

Em eventos públicos, representantes da reitoria da UFSM têm manifestado o pensamento de que a atual Administração quer reelaborar o estatuto da universidade. Entretanto, não se sabe em que termos essas alterações serão feitas, se haverá participação de todos os segmentos ou não. Respondendo a um convite feito pela SEDUFSM à participação do evento que acontece na quinta-feira, o reitor Felipe Müller, através de sua chefe de gabinete, disse que  “…ainda não teria muito a contribuir, visto que a Readequação sobre Estatuto e Regimento na UFSM, se encontra em fase embrionária”.

Tendo em vista que se fala na Estatuinte, mas pouco se discute a respeito dela, o sindicato docente se propõe a dar o pontapé inicial nesse debate. Dentre os painelistas foi convidado o professor Tabajara Gaúcho da Costa, reitor da UFSM no período de dezembro de 1989 a dezembro de 1993. Foi durante a Administração Tabajara que houve a experiência de discussão da “Estatuinte Universitária”, que acabou não tendo o êxito que se esperava. Na época, quem foi chamado inicialmente a coordenar o debate sobre o tema foi o professor Sérgio Pires, que faleceu precocemente. Acabou assumindo a dianteira dos trabalhos, o então pró-reitor de Assuntos Estudantis, professor Marco Aurélio Oliveira da Silva. Um pouco desse histórico estará sendo resgatado pelo ex-reitor Tabajara.

Participam também da mesa como painelistas o representante da ASSUFSM, Eloiz Cristino, o representante do DCE, José Luis Zasso e o diretor do ANDES-SN, pela secretaria regional do RS, professor Carlos Pires. A coordenação do evento será do presidente da SEDUFSM, professor Rondon de Castro.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Resgatando a história.
    Meu caro Editor, assim como esqueceram Tarso Dutra nos 50 anos da UFSM. A Sedufsm esquece o Reitor Benetti, primeiro a trazer a discussão da Estatuinte Universitária. Ele foi tão democratico que acabou quebrando a cara, apostanto na Assembleia Universitária para dar o ponta pé inícial. Depois passado um certo tempo o Reitor Tabajara resgatou o tema que não prosperou. Penso que partindo da Reitoria será mais uma enrrolação, pois que está no poder tem medo das mudanças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo