AssembleiaEleições 2010História

HISTÓRIA. Urna eletrônica faz 15 anos. Mas já pensavam nela há quase 8 décadas

A Agência de Notícias da Assembléia Legislativa está produzindo (e distribuindo) uma interessante série histórica sobre o processo eleitoral. Trabalho, penso, pouco aproveitado pela mídia, mas muito importante para a compreensão do que ocorre dentro de 10 dias.

Uma delas, disponível desde esta quarta-feira no sítio do parlamento gaúcho, é um verdadeiro achado. Trata da urna eletrônica. Que, acredite, já estava no pensamento do legislador desde o início da década de 30 do século passado.

Vale a pena ler o material, pode estar certo. A reportagem é de Luiz Osellame (com informações do sítio do Tribunal Superior Eleitoral). Confira:

A informatização das eleições no Brasil

Desde sua criação em 1932 (com exceção do período do Estado Novo), a Justiça Eleitoral é responsável por todo o processo eleitoral brasileiro. Entre outras tarefas, ela realiza o alistamento eleitoral, o registro de candidatos, julga crimes eleitorais e impugnações de registros partidários e candidaturas, fiscaliza a propaganda eleitoral e expede diplomas aos eleitos. Mas o momento-símbolo de todo o processo, e sem dúvida o evento mais importante para os eleitores, é o dia das eleições.

Atualmente, registrar o voto nos candidatos escolhidos leva apenas poucos segundos, e o resultado do pleito já pode ser conhecido no final do mesmo dia. Toda essa rapidez e facilidade é fruto de um processo iniciado em 1986, quando foi definido e criado o cadastro único e informatizado de eleitores. Dez anos depois, em 1996, um terço dos eleitores brasileiros já votaria em urnas eletrônicas. Como curiosidade, vale lembrar que o Código Eleitoral de 1932 já previa o uso da “máquina de votar”. 

Urna eletrônica

A urna eletrônica, equipamento genuinamente brasileiro, foi criada para agregar facilidade, agilidade, transparência e segurança ao processo eleitoral, eliminando o risco de fraude. Neste ano, mais de 135 milhões de brasileiros participarão das eleições gerais, totalmente informatizadas.

O processo de informatização da Justiça Eleitoral brasileira foi efetivamente iniciado em 1986, quando foi definido e criado o cadastro único de eleitores. Em 1994 foi implementada a informatização da totalização dos votos: os votos ainda eram apurados manualmente, mas digitados e totalizados eletronicamente. E em 1995 a Justiça Eleitoral iniciou a implementação do projeto do voto eletrônico…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Olá boa noite. Como não sai um recibo do voto, eu fico cabreiro com essas urnas eletrônicas. Pergunta que não pode calar. Por que os EEUU, e outros paises do Primeiro Mundo não usam a urna Eletrônica, alguem sabe porque?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo