Arquivo

Guerra civil. Rede Globo cede aos bandidos e exibe vídeo, para tentar libertar seu repórter

O método é igualzinho ao dos terroristas: seqüestrar alguém importante, ou com visibilidade, para obrigar à divulgação de um vídeo com o seu proselitismo – e as suas reivindicações. A questão é: pressionado, o poder (no caso, da mídia) deve ceder? É uma discussão e tanto.

A Rede Globo, porém, não pensou muito e, em nome da vida de seu profissional, divulgou, no início da madrugada deste domingo, um vídeo do Primeiro Comando da Capital (PCC), a organização criminosa que controla o crime em São Paulo.

A peça chegou à televisão junto com o assistente técnico Alexandre Coelho Calado, libertado pelos criminosos que o haviam seqüestrado. Somente a divulgação do vídeo permitiria a liberdade, também, do repórter Guilherme Portanova, igualmente capturado pelos bandidos, na manhã de sábado, quando tomava café numa padaria. Já se foram quase 11 horas da divulgação do vídeo e, até agora, Portanova ainda está em poder da bandidagem.

Sobre as condições impostas pelos integrantes do PCC, a reação da Globo e a libertação de Calado, confira matéria disponível no portal Terra, atualizada agora há pouco na internet:

”Globo exibe vídeo do PCC para libertar repórter

A Rede Globo atendeu às exigências dos seqüestradores do repórter Guilherme Portanova e do auxiliar-técnico Alexandre Coelho Calado e exibiu, por volta da meia-noite deste domingo, um vídeo supostamente produzido pela facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), no qual o grupo cobra mudanças e melhorias no sistema carcerário do País.

O auxiliar-técnico foi libertado pelos seqüestradores por volta das 23 horas de ontem e foi deixado em frente à sede da emissora. Ele entregou então à Globo um DVD supostamente feito pelo PCC, que seria os termos de um “acordo”. Os bandidos teriam exigido a exibição do vídeo como condição para soltar o repórter, que continua desaparecido.

A mensagem de vídeo enviada à rede já havia sido enviada anteriormente ao Ministério Público Estadual e ao SBT. Com teor semelhante àquelas divulgadas por grupos terroristas do Oriente Médio, as imagens mostraram um homem encapuzado portando armas e lendo um comunicado com a seguinte mensagem: “PCC luta pela injustiça carcerária. Paz e Justiça”.

Entre as principais críticas apontadas pelo suposto membro do PCC está a criação do Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). Os presos submetidos a esse regime não têm acesso a rádio, TV, jornais ou revistas, ficam em celas individuais e só têm permissão para duas horas de banho de sol por dia. O regime está sendo aplicado principalmente para os líderes da facção criminosa, que estão na prisão de segurança máxima Presidente Bernardes.

O membro do PCC também pede um “sistema carcerário humano”. “Não somos contra o governo, mas somos contra a…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, bem como outras notícias sobre a “guerra civil” paulista, pode fazê-lo acessando a página específica acerca do tema, no Portal Terra, no endereço http://noticias.terra.com.br/brasil/guerraurbana/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo