Eleições 2010PartidosPolítica

PARTIDOS. E, de repente, o sonho dos minúsculos é mesmo virar um novo PT

Elegendo (provavelmente) ou não Dilma Rousseff, aliás egressa do PDT, é fato que o PT se tornou numa história de grande sucesso na política brasileira moderna. Com seus 30 anos, sofria para eleger meia dúzia de parlamentares e, agora, pode estar chegando a, no mínimo, 12 anos de comando na política nativa.

Ainda está para ser contada essa história (o que só o distanciamento cronológico permitirá que seja feita com a devida isenção de ânimos). Mas já há um fato diagnosticado pelos cientistas políticos e sociais: sobram interessados em seguir a trajetória petista. E eles estão, inevitavelmente, nas siglas menores da política nativa – gostem ou não do PT.

É exatamente este o tema de mais uma instigante reportagem produzida e publicada no excelente jornal eletrônico Sul21. Vale a pena acompanhar o texto assinado pelo jornalista Igor Natusch. A seguir:

Partidos nanicos querem ser um novo PT

O Brasil tem, no momento, 27 partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mais de 30 outros estão em processo de legalização ou atuando sem registro. Nesse verdadeiro mar de siglas, poucos conseguem se destacar, e a maioria acaba convivendo com acusações de fisiologismo, falta de legitimidade, irrelevância e venda de espaço para candidaturas. Embora sejam apenas três as candidaturas de destaque nas atuais eleições para Presidente da República, temos nove candidatos concorrendo ao Planalto, vários deles sem nenhuma chance em 3 de outubro. Mas, talvez, sonhando em percorrer a mesma trajetória de sucesso de um partido que, há 30 anos, era um nanico: o Partido dos Trabalhadores, o mesmo PT que elegeu Lula por dois mandatos e que está perto de colocar Dilma Rousseff na presidência.  

A doutora em ciência política e professora da Ufrgs, Maria Izabel Noll, cita alguns exemplos históricos que ajudam a compreender a sobrevivência dos partidos nanicos. Segundo ela, algumas siglas acabam tendo longa vida política, mesmo sem alcançar grandes votações, e se consolidam como partidos legítimos, de pequena representatividade. O PCB (Partido Comunista Brasileiro) e o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) são dois exemplos de partidos que ainda existem e que, em sua trajetória, tiveram grandes oscilações de representatividade. “Não são partidos nanicos, no sentido que se costuma dar ao termo, mas são exemplos de que o tamanho de uma sigla pode mudar de acordo com as circunstâncias”, diz Noll.

A cientista política da Ufrgs aponta também para a existência de partidos sem muita representatividade nacional, mas fortes dentro de um determinado estado ou região. Como exemplo, cita o PSB (Partido Socialista Brasileiro), que tem grande visibilidade no nordeste e elegeu três governadores em eleições anteriores…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. não Acho que o sonho do psol, pstu ,pcb e pco por exemplo é se tornar um novo PT .partido que quando assumiu o governo esqueceu o nome que tem e sua candidata diz que o estado não deve regular a jornada de trabalho(debate da bendeirantes).que a jornada de trabalho deve ser de3finida com patrão e empregado.ou seja amigo se teu chefe te mandar fazer 15 horas por dia ou ir para a rua para a candidata do pt tá tudo bem.o estado não deve interferir.ELA DISSE ISSO NO DEBATE>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo