ConsumidorEsporteMídia

MÍDIA E FUTEBOL. Se foi o monopólio da Globo em futuros campeonatos brasileiros

Dificilmente você lerá (e ainda assim, se for o caso, será uma notinha de meia dúzia de linhas) na mídia tradicional essa informação. Ela se protege, afinal de contas. Mas o fato é que um acordo firmado no Conselho Administrativo de Defesa Econômica impede futuros monopólios da TV Globo, atual detentora dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de Futebol.

O contrato atual, pra lá de contestado, assinado com o Clube dos Treze (que gere o interesse das agremiações), é a fina flor da preferência indevida e a impossibilidade de concorrência. Não perderei muito tempo com trololó. Você fica sabendo dos detalhes, plim-plim-por-plim-pim (ops, tintim por tintim) na reportagem publicada pelo sítio especializado Consultor Jurídico. A seguir:

TV Globo perde direitos do Campeonato Brasileiro

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aceitou o Termo de Cessação de Conduta (TCC) apresentado pela Rede Globo, em que a emissora abre mão do direito de preferência na próxima negociação de compra dos jogos do Campeonato Brasileiro, prevista para 2011. No documento, o Clube dos Treze se compromete a não incluir a cláusula de preferência nos contratos posteriores, permitindo que as empresas interessadas concorram em situação de igualdade.

O acordo foi aceito em sessão que julgaria o suposto cartel entre Globo e Band para a transmissão do campeonato. Segundo o Portal Imprensa, o Clube dos 13 costurou um acordo para dar direitos a Globo de cobrir a proposta de qualquer concorrente para a veiculação dos campeonatos de 2012 e 2014.

Com a medida, o conselheiro relator do caso, César Mattos, informou que será solucionado o problema concorrencial sem reduzir uma das principais fontes de renda dos clubes: a venda dos direitos de transmissão do campeonato. Caso a emissora reincida na suposta infração, o Cade reabrirá o processo e multará os envolvidos…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. até que em fim pois a globo já tava fazendo aqui no RS uma colonia paulista e carioca nada contra os mesmos só que aqui a dupla gre-nal tem 4 libertadores e 2mundial buenas é tanto título que não dá para citar todos e pode ser que termine estes horários bruxos dos jogos só para a globo transmitir o que quizer, agora os gaúchos podem torcer para os times podendo escolher em que emisora olhar o seu time do coração. SOU COLORADO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo