CampanhaEleições 2010JornalismoMídia

MÍDIA. Mais um jornal assume posição sobre o 2° turno. Não, não é a Zero Hora

Então, é isso: surge o terceiro veículo de comunicação a deixar claro, em editorial, quem é seu candidato favorito à Presidência do Brasil. Depois da Carta Capital (Dilma) e O Estado de São Paulo (Serra), quem assume sua preferência é… o prestigiado jornal econômico Financial Times, da Inglaterra.

Que coisa! É um exemplo que, já que não seguem os dois brasileiros citados, poderia ser imitado também pela Folha de São Paulo, pel’O Globo, pela TV Globo, pelo Grupo RBS. Seria legal, não? Isso, claro, sem prejuízo de uma cobertura honesta dos fatos.

Ah, sobre a posição do periódico britânico, acompanhe reportagem publicada na versão online do brasileiríssimo (e “apartidário”) Folha de São Paulo. A seguir:

Em editorial, ‘Financial Times’ diz que ‘Serra é melhor escolha para presidente’

Em editorial, o jornal britânico “Financial Times” defende nesta quarta-feira que o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, “é a melhor escolha para o Brasil”.

No artigo, “Eleições Brasileiras – José Serra é a melhor escolha para presidente, por pouco”, o jornal sustenta que os dois principais candidatos ao Planalto são bastante similares, mas a eleição de Serra afastaria uma possível influência de Lula no próximo governo.

“Ambos [Serra e a candidata do PT, Dilma Rousseff] são notavelmente similares. São sociais-democratas que creem em políticas pró-mercado com forte componente social. São tecnocratas inoportunos. E são também desprovidos de charme”, diz o jornal.

“Onde as diferenças existem, são pequenas mas significativas. Serra é mais linha-dura em termos fiscais. Com boa vontade, ele poria um fim no uso de esquemas extra-orçamentários recentemente aplicados para cumprir as metas fiscais.”

“Reduzir o gasto público, ainda ascendente apesar de uma economia em pleno vapor, também diminuiria as taxas de juros e assim limitaria a apreciação da moeda.”

Para o FT, Serra também seria “menos indulgente” com o Irã, a Venezuela e Cuba…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. Em tempo, essa opinião me relembra a época do Dom João VI, e os empréstimos pagos por Portugal que tornaram a Inglaterra o país mais rico daquela época, com todas riquezas naturais extraídas do Brasil e entregues para pagar essa dívida, e ainda as negociatas mercantis, onde o Brasil sempre perdeu.
    Se o Brasil tivesse conservado toda essa riqueza, seríamos a nação mais rica do mundo.

    Vamos votar no Serra, ora pois!

  2. Provavelmente Serra seja a melhor opção mesmo… para os ingleses ganharem muito $ no Brasil.
    Para o povo brasileiro a melhor opção é a DILMA!!!

  3. Tchê, mas que opinião, hein?
    De que Brasil eles estão falando? De que Serra eles estão falando?
    Reduzir juros? Com FHC/Serra foi o juro mais alto da história.

    Reduzir gasto público? Eles não leram o programa do Serra?
    Criar mais ministérios, dar aumento irreal ao salário mínimo, da mesma forma aos aposentados, décimo terceiro do bolsa família…

    Pena que não citaram que Serra iria gastar menos para fazer as obras públicas. Aí diriam que o Ministro de Infra estrutura seria o Paulo Preto.

    Pequena diferença entre Serra e Dilma? Tchê, esta diferença não é pequena nem nas pesquisas.
    Só não vou me dar um tiro na cabeça por que tenho muita coisa a fazer hoje. Além disso, os credores não ficariam muito satisfeitos.

    No fundo no fundo, a gente sabe por que eles têm uma predileção pelo Serra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo