ÔNIBUS. Decisão sobre nova tarifa fica para dia 18. Planilha da Prefeitura aponta para R$ 2,31
Ficou para a próxima segunda-feira a reunião do Conselho Municipal de Transportes, que analisará a proposta de reajuste da tarifa de ônibus urbano em Santa Maria. A planilha da prefeitura, que está sendo avaliada, aponta reajuste para R$ 2,31. Mais detalhes do encontro desta quarta-feira, do CMT você encontra no material produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. A foto é de João Vilnei. A seguir:
“Mobilidade Urbana apresenta cálculos para nova tarifa de ônibus ao Conselho Municipal dos Transportes
Na última segunda-feira (11), o presidente da ATU, Luiz Fernando Vargas Maffini, entregou à administração municipal um documento solicitando a apresentação de um reajuste no valor da passagem de ônibus.
Para dar andamento ao processo, nesta manhã (13), no Auditório do Centro Administrativo, o secretário de Controle e Mobilidade Urbana (SCMU), Sergio Renato de Medeiros, entregou para apreciação e análise do Conselho Municipal dos Transportes o resumo da proposta técnica para a possível implantação de um novo valor na tarifa de ônibus. O estudo da equipe da prefeitura apontou R$ 2,31 como preço adequado. “Tomamos por base o custo de insumos como pneus, quilometragem e salário dos funcionários”, explicou o secretário Medeiros.
O presidente do Conselho Municipal dos Transportes, Rodrigo de Lima dos Santos, nomeou como relator o representante do Sindicato dos Contadores, Alexandre Prates da Silva, para realizar a verificação dos cálculos da SCMU. A reunião em que os Conselheiros irão votar pelo reajuste ou não da tarifa foi marcada para segunda-feira (18), às 8h15min, no…”
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Me diga aonde nós implicamos com a tua Borracharia? Se tu me disser o que e em quem nós bancamos os “Linhas Duras” sobre o teu estabelecimento; talvez possamos te ajudar a regularizar a tua situação;…agora, não adianta só reclamar por reclamar,…me diga claramente onde nós estrapolamos nas exigências das condições Legais para o funcionamento do teu empreendimento; que terei o maior prazer e satisfação em resolver o teu caso.@Baxinho da Borracharia
@Ricardo Bieri
O que? Fiscal da Prefa elogiando empresário de onibus?
Então tô loco!!!
Quando é a minha borracharia vem bancando os linha dura,pelo amor de Deus!Cuidado aí Schirmer!`
É o fim da rosca!
Vou querer uma CPI!
@Ricardo Bieri
Tu adora puxar o saco dos grandões né!claro eles sempre levaram tudo de bom e deixaram o osso duro para as outras, pudera né!
Porque não fala no teu prefeito fraco?
Quanto a última pergunta, tb concodo contigo (a dos Latifundiários);…mas cuidado para não generalisar. Muitos empresários do setor de Transporte Público prestam um ótimo serviço a comunidade. Um exemplo é a MEDIANEIRA!@Ananias
Ananias; vamos por partes: 4- Brigadianos fardados (e também o pessoal dos Correios; quando em serviço). Quanto aos Professores, tb defendo a “Gratuidade”,…desde que estejam a serviço. E o que tu me diz da “meia-passagem” para “Estudantes” filhinhos-de-papai? Muitos são filhos de pai rico e não precisam da “meia-passagem”. Quem acaba pagando o “pato” são os trabalhadores!@Ananias
@Flamarion Uchoa
Tentando responder a tua questão, sei que o Professor Ricardo Rondinel, por quem nutro um grande apreço inclusive por ter sido meu orientador em trabalho de conclusão de curso, desenvolveu estudos neste sentido. Na época, se não me engano, ele ocupava cadeira no CMT. Mas as minhas informações param por aqui. Não sei qual o destino dado aos estudos do colega Ricardo Rondinel.
O fato é que estamos ainda com este quadro patético que se repete sempre quando a questão da tarifa do transporte entra em discussão. Cria-se um clima de incertezas, desconfianças e o que resta é sempre a impressão de que os usuários estão sendo prejudicados.
Tudo poderia ser diferente se Prefeitura propusesse um estudo sério, aproveitando o conhecimento existente nas universidades, que resultasse em um modelo(uma equação) definido para a formação do preço da tarifa e que este modelo fosse alimentado com as suas variáveis num período definido(anualmente por exemplo). Bueno, isso seria o mais racional, mas nem sempre a racionalidade é o fator mais considerado.
Aqui vai uma denuncia para setor de fiscalização da PM.
A cada 15 ou 20 minutos a linha de onibus que faz a linha centro- Big – Rodoviária sempre com no máximo 2 a 3 passageiros, deve ser por isto e mais algumas coisitas o IPK é
tão baixo. Um onibus rodando o dia todo sem passageiros é dose.
Em jornal da cidade o secretário encarregado dos cálculos da tarifa defende a formula da mesma, algumas perguntas:
1- Quem coleta ou repassa os dados de Kilometragem ?
2- Quem coleta as leituras das roletas 3- Quem fas a contagem e em que época do ano?
4- Por que brigadianos ( gratuidade ), professores ( com
desconto ) e trabalhadores como eu que sou autonomo tenho
pagar por esses caras?
Acho que está na hora deste processo ser totalmente democratizado o mais breve possivel.
Os empresários sempre no vermelho mas como conseguem grana para comprarem terras e muitos deles latifundiarios ?
Pessoal; este secretário de “Controle e Mobilidade Urbana” é muito fraco e parece entender pouco sobre o assunto. Me parece que ele é ligado a Universidade e que possui muitos “Títulos”;…mas acredito que seja em outras áreas,…porque sobre trânsito,…sinceramente,…ele não sabe nada de nada. O trânsito em Santa Maria está um verdadeiro CAOS!
Márcio; não foi aquele professor da UFSM (Ricardo Rondinel, do curso de Economia), que uma vez apresentou uma Planilha de Custos baseada em conhecimento técnico; apontando qual seria exatamente o “Preço Justo”? @Márcio Dutra
Quando Santa Maria irá colocar um ponto final nesta questão de formação de preço do transporte coletivo? É inadmissível que, com todo o conhecimento disponibilizado pelas universidades locais não tenha sido possível o desenvolvimento de um modelo de formação de preços adequado às realidades sociais e técnicas e que garanta o equilíbrio do sistema. Um modelo que possibilite anualmente o ingresso de informações sobre os insumos e sobre as condições socioeconômicas locais resultando em um preço adequado, sem desconfianças e “jogo de empurra-empurra”.
Quando iremos ultrapassar este estágio atual de discussões medíocres, influenciadas por interesses pequenos e de palpites sem nenhuma consistência técnica? Será que teremos que assistir por muito mais tempo essas encenações protagonizadas pelas empresas de transporte, coadjuvadas pela Prefeitura e pelo Conselho Municipal de Transportes e assistidas de braços cruzados pela sociedade em geral?
Onde está a tão propalada união de esforços entre Universidades e a administração municipal para a solução de problemas crônicos da cidade. Não era esta uma promessa de campanha do Prefeito Schirmer?
Por fim, algumas promessas de campanha para o transporte realizadas pelo então CANDIDATO Schirmer:
— Implantar uma política estratégica de mobilidade urbana, com padrões de acesso ao sistema de transporte público, em função das distâncias, frequência e tempo de viagem.
-Ampliar os horários e frequências nas principais ligações, por meio de transporte coletivo.
-Elaborar um plano de terminais físicos integrando transporte distrital e urbano
-Revitalização dos pontos/paradas, com padronização, informações, melhorias da sinalização e do mobiliário urbano.
-Elaborar projetos Estruturadores de Transporte Urbano, com o objetivo de aumentar a fluidez, a segurança e a economia dos deslocamentos, com qualificação e melhoria do espaço.
-Criar a política de transporte coletivo, com integração, passagem única e tarifas justas.
Bom dia, já vi esse filme.
Não tenho a menor duvida, e sem fazer exercício de futurologia, mas fazendo. A passagem na Boca do Monte irá ficar em R$2,25. Ainda ficaremos devendo obrigação ao Prefeito, pode! Não tem cabimento esse reajuste. O Serviço é ruim,( ainda que pesquisas digam que aqui existe a melhor Empresa do Setor no Brasil ) os horários não mais respeitados, e nada faz a Prefeitura. Por que o Prefeito não abriu licitaçao, concorrência Pública para “exploração” (sim esse preço é a legitima “exploração” do bolso do povo)do serviço de Transporte Coletivo com o fim da Concessão. Já chamei atenção nesse blog quando veio a tona esse tal SIM, disse que não passava de uma “ejambração” para que tudo continuasse com antes, e nas mãos dos mesmos. Até poderia ser nas mãos dos mesmos, mas abrindo para que algo novo e de bom viesse a fovor de nossotros usuários do transporte coletivo. Ao ver o senhor Maffine com aquele ar Sacerdotal querendo convencer a população me tapo de nojo, e lembro quando nos reuiniamos nas ruas para reclamar. O Brasileiro perdeu o poder de indignação, é tanta roubalheira e corrupção nesse Pais que cheguei ouvir de uma amigo ( ex militar) a celebre frase do Maluf, Eles roubam mas fazem!
Conforme diz a ATU , com a implantação do cartão magnético,será possível “pegar” dois ônibus, pagando menos na segunda viagem dentro de um determinado tempo. Bem que o CMT poderia convidar os logistas, que NÃO estão na Dr Bozano e Acampamento , a ajudar a pagar a passágem, pois estes serão beneficiados com a medida. Eu por exemplo, embarco no TNeves na Professor e só posso descer no Bairro, fico na vontade de chegar nas lojas da Presidente, só na vontade .