EducaçãoTransporte

PROTESTO. Invasão provoca constrangimento, diz ATU, que registra fato na polícia

Ainda a propósito da manifestação estudantil da tarde desta sexta-feira, recebi material produzido pela assessoria de imprensa da Associação dos Transportadores Urbanos de Santa Maria (ATU). A íntegra, a seguir:

Invasão na sede da ATU causa mal estar em usuários, idosos e funcionários

Na tarde desta sexta-feira (22), às 14h50min, um grupo em torno de 50 estudantes e de dirigentes do DCE- Diretório Central de Estudantes- invadiu a sede da Associação dos Transportadores Urbanos de Santa Maria, ATU, na Avenida Rio Branco. O grupo tentou evitar a venda de passagens no local, bloqueando o acesso dos usuários aos guichês de atendimento.

O ato causou mal estar entre as pessoas que estavam na ATU, principalmente os idosos que estão realizando o cadastro para a confecção do cartão eletrônico. O presidente da ATU, Luiz Fernando Maffini, diz que foi um ato lamentável, agressivo e irresponsável, que trouxe tumulto e constrangimento aos usuários e funcionários da Associação.

A ATU registrou a ocorrência junto à Polícia Civil para posterior encaminhamento judicial.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

12 Comentários

  1. Repito o que está em outra postagem:
    O direito de ir e vir não está atrelado a automóveis, ônibus e carros a meu ver. Todos podem seguir seu caminho a pé, com as pernas que Deus lhes deu, salvo algumas exceções.
    Aquele dia na prefeitura, qualquer funcionário podia sair a pé. O movimento liberou duas saidas de carro do estacionamento. De uma pessoa com deficiência e a ex-vereadora Magali Adriano, pois precisava entregar casas no Cipriano da Rocha. Manifestação não é proibida em lei e faz parte das democracias. O prefeito já foi estudante…pena que esqueceu isso…

  2. @Rafaela, todos podiam ir e vir. O direito não foi suprimido. Quem prendeu alguêm dentro da prefeitura. Que fossem embora a pé ou de ônibus. Que ignorância. Até parece que amarraram todas as portas e ninguém podia sair. Tinha uma entrada desobstruida. E tu onde estava quando o Valdeci aumentou o preço. E te garanto que estas pessoas que tiveram que descer dos ônibus apoiam os estudantes. Hoje o abiaxo assinado está coletando muitas assinaturas e vai continuar. Parabéns aos estudantes.

  3. Cara Rafaela, parace que você não sabe interpretar bem o sentido de uma manifestação, e direito de ir e vir. A manifestação é um Ato público, é a força q o povo tem pra chamar a atenção para assuntos de interesse coletivo, as ruas ficaram trancadas por pouco tempo, na prefeitura a intenção era que as pessoas usassem o transporte público para s deslocar, ninguém foi impedido de andar a pé, ninguém ficou preso. Pelo jeito você é a favor de imposições e autoritarismos, típicos de vários governantes, o que o movimento estudantil está fazendo é por todos, afinal o transporte é publico e Santa Maria necessita de mudanças e melhorias, você deveria se informar melhor de todos os fatos ao invés de fazer críticas sem fundamento. Outra coisa, não sou filiada a nenhum partido e participo ativamente do movimento.
    Aparece, Rafaela, na audiência pública, quem sabe você não acrescenta novas ideias e descobre o verdadeiro motivo de toda essa movimentação.
    19 hrs na câmara de vereadores! Vamos lá!

  4. Protestar pacificamente significa impedir o direito de ir e vir das pessoas? Impedir que funcionarios da prefeitura voltem as suas casas ao final de um dia de trabalho é protesto? Isso é um desrespeito aos cidadãos e outra, estudantes representam boa parte da população de SM, mas isso não significa q eles tem o direito de mandar na cidade, decidindo que ruas serao trancadas… E as pessoas q tiveram q descer de seus onibus e seguir caminho apé até seu detsino pq os “estudantes” estavam protestando…
    Protesto pra mim serve apenas para chamar a atenção para oq se quer, mas não pode interferir no direito de ir e vir das pessoas e muito menos de parar uma cidade!!!
    Eu gostaria tb de saber pq q nas vezes em q o valdeci aumentou a passage nao houve toda essa revolta? Seria pq grande maioria dos protestantes sao ptistas? Isso pra mim deixou de ser uma reivindicação é se tornou um ato político, no qual o pt está engajado para afrontar o atual prefeito, por ele não ser do pt!!!

  5. Participo das manifestações contra o aumento da tarifa e por um novo modelo de Transporte Público em SM e posso dizer que esta nota da ATU é completamente tendenciosa e Mentirosa.
    Participei desta manifestação e o que ocorreu foi:
    cerca de 150, 200 estudantes estavam se manifestando pacificamente pelas ruas da cidade e quando nos aproximamos da sede da ATU os funcionários fecharam as portas do estabelecimento ficando apenas uma porta menor aberta, pela qual apenas 8 (oito e não 50) estudantes conseguiram entrar. Os demais estudantes foram impedidos de entrar na ATU por funcionários da empresa e dois policiais.
    Lá dentro os estudantes entoaram as músicas e palmas contra o aumento da passagem e as pessoas que estavam lá dentro comprando passagens (os quais não tentamos impedir de que fizessem isso, ninguém foi bloqueado nada, basta divulgarem as imagens das câmaras de segurança) aplaudiam junto conosco – talvez este seja o mal-estar causado, mas apenas pros empresários da ATU…
    Enfim, tentaram nos taxar como baderneiros, irresponsáveis.. mas mentindo descaradamente. Isso apenas demonstra o desespero deles.

    Seguiremos na luta, que segue agora na Audiência Pública Segunda as 19hs na Câmara de Vereadores. Tod@s convidad@s!!
    (inclusive tu Schirmer!)

    Forte abraço
    Pedro – DCE UFSM / UNE

  6. Sou filho do Augusto Capellette. Meu pai segue militante do PT, médico da prefeitura de Porto Alegre e trabalha na captação de órgãos do Hospital Conceição. Milita também na questão alimentar, junto dos núcleos do Fome Zero. Abraços, meu email: [email protected] (NOTA DO SÍTIO. Olha só o que o leitor Delcatti conseguiu provocar. Lembranças de um tempo em que a democracia era um sonho. E por conta da qual se lutava muito, correndo todos os riscos. O editor se orgulha daquele tempo. O Augusto, para os mais moços, foi o primeiro presidente do Diretório Central de Estudantes da UFSM eleito diretamente – depois de muitos anos de obscuridade. Ele liderava a chapa “Resistência”, que concorria contra outra, que reunia a “direita” da época. Curiosamente: o nome era “Levante”. Atenção: está-se falando aqui do longínquo ano de 1979. E o Bruno não havia ainda nascido. Ficamos felizes de saber da trajetória do Augusto.)

  7. O Augusto Capelletti mora em Porto Alegre, é médico do município e do estado, responsável, por cedência à União, pelo setor de transplantes de órgãos do Hospital Conceição. Continua militante, sempre envolvido com o PT.

  8. O presidente do DCE era o Augusto Capeletti Pereira,onde andará aquela figura?
    Vou parar com o vinho tô muito nostálgico.

  9. Outro dia me dei conta de quando participei do primeiro protesto por aumento de preço das passagens, era no tempo da Expresso Camobi do Seu Maneco Teixeira, o reitor era o Derblai Galvão, o presidente era o Geisel, o governador era o Amaral se não estou enganado e o prefeito era o Osvaldo.
    Espero que o Shumaker tenha mais sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo