CongressoEleições 2010Mulher

URNAS “MACHISTAS”. Estaciona a representação feminina no parlamento federal

Não foi um bom resultado, para quem gostaria (este editor incluído) de ver uma representação maior das mulheres em postos de decisão política. É verdade que duas mulheres acabaram protagonizando a eleição presidencial: uma porque liderou e está no segundo turno, outra porque cresceu o suficiente para impedir uma decisão na largada. Mas, no parlamento, a situação é outra.

Embora tenha ampliado sua representação no Senado, o fato é que a mulher tem “bancada” menor na Câmara dos Deputados. O material é do sítio especializado Congresso em Foco, com reportagem assinada pelo jornalista Thomaz Pires. Confira:

Resultado da eleição frustra bancada feminina

… A bancada feminina no Congresso permanece inalterada com os resultados mantidos até o momento pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Contrariando as pesquisas e a margem de crescimento, uma média de quatro novas parlamentares por eleição, a presença feminina no Legislativo em 2011 permanecerá a mesma: 56 representantes – 12 no Senado e 43 na Câmara. Mesmo tendo quase dobrado o número de candidatos na Câmara em relação à disputa de 2006, 40% a mais, o resultado final das urnas não acompanhou o crescimento.

A composição na Câmara perdeu uma representante e fechou o saldo com 43 eleitas. Em compensação, no Senado oito mulheres foram eleitas e garantiram 12 integrantes. Elas se somam a três senadoras com mandato até 2015 e uma suplente, Ana Rita Esgário (PT-ES), que assume no lugar de Renato Casagrande (PSB), eleito governador do Espírito Santo…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

PARA CONFERIR A LISTA DE TODAS AS PARLAMENTARES, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo