CinemaCultura

CULTURA. Cineclube “Lanterninha Aurélio” se despede de 2010 com ciclo nacional

O mais antigo e ativo cineclube santa-mariense encerra o ano com chave de ouro: um ciclo com excelentes produções nacionais. E o primeiro filme já será apresentado nesta quarta-feira. Confira mais detalhes, no material produzido pela assessoria de imprensa da Cesma – a Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria, berço do Cineclube Lanterninha Aurélio. A seguir:

Lanterninha encerra o ano com o Brasil na tela

O cinema brasileiro passa pela tela do Lanterninha Aurélio neste mês em que damos adeus a um 2010 de transformações políticas no país e mostras plurais no cineclube.

O ciclo exibirá quatro produções nacionais, visto a efervescência do cinema brasileiro na última década. De ano de 2000 até hoje, uma leva de novos diretores, juntamente com os nomes mais consagrados, aumentaram significativamente o volume de produções cinematográficas no país.

Neste encerramento de 2010, o Lanterninha aponta, também, para a reflexão e discussão política que este fim de ano instiga. Além disso, o ciclo com produções brasileiras é uma forma de referenciar, a participação do Lanterninha Aurélio na 28ª Jornada Nacional de Cineclubes, que acontece entre os dias 5 e 9 de dezembro, em Recife/PE.

“Cinema Brasil” começa com Estômago (2007), dirigido por Marcos Jorge, vencedor de diversos prêmios em festivais como: Grande Prêmio Cinema Brasil, Festival do Rio, Festival do Uruguai, Festival de Punta Del Este e Semana Internacional de Cinema de Valladolid.

Sinopse:

Raimundo Nonato (João Miguel) foi para a cidade grande na esperança de ter uma vida melhor. Contratado como faxineiro em um bar, logo ele descobre que possui um talento nato para a cozinha. Com suas coxinhas Raimundo transforma o bar num sucesso. Giovanni (Carlo Briani), o dono de um conhecido restaurante italiano da região, o contrata como assistente de cozinheiro. A cozinha italiana é uma grande descoberta para Raimundo, que passa também a ter uma casa, roupas melhores, relacionamentos sociais e um amor: a prostituta Iria (Fabiula Nascimento).

Confira programação completa do ciclo “Cinema Brasil”:

01/12 – Estômago, de Marcos Jorge

15/12- Falsa Loura, de Carlos Reichenbach

22/12- Budapeste, de Walter Carvalho

29/12- Peões, de Eduardo Coutinho

As sessões e os debates acontecem todas as quartas-feiras no Auditório da Cesma, às 19h.

A entrada é franca.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo