Arquivo

EXCLUSIVO. Werner Rempel estuda convite para trocar o PT pelo PSB e concorrer a prefeito

O presidente e nome maior do Partido Socialista Brasileiro  no Rio Grande do Sul, o deputado federal Beto Albuquerque, convidou o vice-prefeito Werner Rempel para se filiar ao PSB. E mais: se aceitar, Rempel será candidato a prefeito com todo o apoio, inclusive logístico, dos diretórios estadual e nacional da sigla.

 

Rempel já sabe, há algum tempo, que não será candidato pelo PT, partido que assumiu em setembro de 2003, oriundo do PMDB. Então, convidado pelo prefeito Valdeci Oliveira, do qual transformou-se em vice, ficou no ar, senão a promessa, ao menos a possibilidade de uma candidatura a prefeito em 2008.

 

Os fatos internos ao petismo acabaram atropelando essa pretensão. E, embora mantenha uma boa relação pessoal e política com o prefeito, Werner não esconde sua mágoa com os rumos da discussão que acabarão por fazer do deputado Paulo Pimenta o candidato petista à sucessão de Valdeci. E estaria revendo a possibilidade de concorrer à vereança. “Seria um retrocesso”, como me contou um amigo pessoal do vice-prefeito.

 

Por que o PSB? O fato é que Beto Albuquerque quer concorrer ao Governo do Estado em 2010. Mas sabe que, para isso, precisa montar palanques fortes em alguns locais específicos do Rio Grande. E, aí, Santa Maria desempenhará papel chave, no entendimento dos socialistas. Eis a explicação para o investimento em Rempel, sem espaço eleitoral hoje no PT.

 

A dúvida, e ela foi expressa a Werner, é se uma eventual troca de partido não se configuraria numa aventura, simplesmente. Sem falar que há sempre o risco de ser visto como alguém que prefere lutar por fora, e não por dentro do partido, como fazem todos os outros. É uma injustiça, para quem conhece minimamente o vice-prefeito – o que é meu caso. Mas uma realidade óbvia do comportamento político dominante.

 

EM TEMPO: quem sairia ganhando com uma eventual saída de Werner? É difícil responder. Mas é evidente que se sabe quem perde: o PT. E seu virtual candidato a prefeito, Paulo Pimenta, que perderia um grande cabo eleitoral e, pior, o teria como adversário.

 

EM TEMPO (2): Werner Rempel recebeu o convite de Beto há alguns dias. O discutiu com pouquíssimas pessoas. E Valdeci Oliveira não está entre elas, aparentemente. E não tem pressa para decidir: o prazo máximo é 30 de setembro.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo