EconomiaPrefeitura

PERDAS. Queda de repasse federal do FPM mobiliza prefeitos de todo o País

Um dos recursos mais importantes com que contam as comunas é o que vêm do chamado Fundo de Participação dos Municípios – formado por parte significativa da arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Desde a época da marolinha, o repassa federal está caindo. A queixa é de que isso continua ocorrendo, mesmo após a crise. Daí porque a mobilização em Brasília. Afinal, nos valores relativos a novembro, a queda, em relação a idêntico período do ano passado, se aproximou dos 7%. E isso faz uma grande diferença para os municípios.

Quem trata dos números, das queixas e da mobilização é o material produzido e distribuído pela Agência Brasil. A reportagem é de Wellton Máximo. Confira:

Repasses da União para municípios em 2010 estão 4% menores que no ano passado

Os repasses da União para os municípios de janeiro até o fim de novembro devem somar R$ 45,4 bilhões e ser 4% menores que no mesmo período do ano passado, já descontada a inflação. Em relação a 2008, a queda real chega a 9%. A projeção foi divulgada hoje (terça, 9) pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Quarta (ontem, 10), as prefeituras recebem o primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente a novembro. O valor será de R$ 2,356 bilhões com o desconto do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). A quantia é 6,9% menor que em 2009…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo