Trabalho

SERVIÇO PÚBLICO. “Envelhecimento” do funcionalismo já preocupa Governo Federal

O pior é que faz sentido. Afinal, mais da metade dos servidores públicos federais têm acima de 41 anos de idade. E, portanto, a prevalecer a legislação atual (e, ainda que se modifique, não atinge os atuais trabalhadores) em duas décadas terá que ser renovada metade da força de trabalho. No mínimo.

É caso de preocupação, já, no governo, que busca alternativas, como mostra o jornalista Lauro Jardim, em nota publicada na versão online da coluna “Radar”, da ex-revista Veja. Acompanhe:

 “Quadros antigos

O governo busca fórmulas para evitar uma lacuna na sua força de trabalho. Quer reter por mais tempo os servidores que estão se preparando para deixar os quadros do Executivo por tempo de serviço.

O que preocupa o Ministério do Planejamento é o fato de a maioria dos servidores já estar se aproximando da idade para pedir aposentadoria, o que levaria a máquina pública a ficar em mãos menos experientes durante os próximos anos.

Eis os números que preocupam: 51,5% dos servidores têm entre 41 e sessenta anos de idade. Atualmente, para obterem aposentadoria integral, os funcionários públicos do sexo masculino precisam ter pelo menos sessenta anos de idade e 35 de contribuição. Já as mulheres necessitam possuir trinta anos de contribuição e 55 anos de idade.”

PARA LER OUTRAS NOTAS DA VERSÃO ONLINE DA COLUNA RADAR, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Boa tarde, em especial ao Baixinho.
    Baixinho somos conhecidos de muito anos, com certeza não deve lembrar de mim, a muito não nos vimos. Bueno para o teu governo, precisei trabalhar 38 anos para poder me aposentar, 3 desses por conta da Reforma da Previdência do Sr. Luiz Inácio. Lembra que Lulla e o PT combatiam as Reformas da Previdência que o FHC propunha, e bastou Elle entrar no poder e “cravou” em nós sem piedade e nem dó. Baixinho tem mais, ainda vou ver logo ali muitos dos que votaram na Dilma verter lágrimas de sangue com a nova Reforma da Previdência que vem ai. Essa historinha do aumento da espectativa de vida dos brasileiros e balela, empulhação para justificar mais uma ferrada nos trabalhadores. Diz aquele velho ditado, cada Povo tem o Governo que merece!

  2. Baxinho, o citado sempre foi o locutor oficial da chamada rádio corredor da UFSM. Trabalhar meeeeeeesmo, nunca ouvi falar.
    Agora ele é defensor do Xirme e do Simão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo