Eleições 2012JudiciárioMídia

200 MIL. Campanha buscará 7,5 mil eleitores adicionais para Santa Maria, visando viabilizar 2° turno

Segundo a estatística mais recente do Tribunal Regional Eleitoral (ontem à noite, para ser preciso), Santa Maria tem 192.553 eleitores. Em 2008, a última eleição municipal, estavam aptos a votar 187.750 cidadãos com domicílio na boca do monte. Portanto, em dois anos, houve um acréscimo de 4.803 novos eleitores. Um outro número pesquisado por este sítio: quantos eram os santa-marienses em condições de votar em 2006, há quatro anos? 184.419 – ou 8.134 menos que hoje.

Percebe-se, por aí, o tamanho do desafio a que se propõem o jornal A Razão e a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), com o apoio da Justiça Eleitoral: ampliar o número de eleitores da cidade para que se alcance o mágico 200 mil até metade de 2012. Assim, a cidade poderá (se ninguém chegar aos 50% mais um dos votos) eleger seu prefeito em segundo turno – o que garantiria ainda maior legitimidade ao escolhido.

Não será fácil. Basta ver a evolução histórica. Para atingir o objetivo, será necessário, em ano e meio, elevar o número de eleitores em 7.447. O que é apenas um pouco menos do que se obteve em acréscimo ao longo de quatro anos.

De todo modo, a campanha vale a pena. E, embora não tenha sido pedido (ainda), este sítio se incorpora à idéia, que será lançada oficialmente na próxima segunda-feira, dia 13, em ato no auditório da Cacism – e ao qual comparecerão lideranças político-partidárias, jornalistas e integrantes da Justiça Eleitoral.

Nesse dia, imagino, serão detalhadas algumas estratégias, inclusive o trabalho a ser feito nas instituições educacionais, para alavancar esse crescimento e se atingir os 200 mil. Não é fácil. Mas é possível.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

6 Comentários

  1. acho uma boa iniciativa, a juventude do PTB, estara junto nessa campanha, pois todos os anos de eleição a gente faz campanha pelo foto aos 16 anos, ” O Brasil que eu quero, quem escolhe sou eu”.

  2. Não pretendo utilizar esse espaço como “ave de mau agouro”, mas caso confirmada a implantação do sistema biometrico para identificação dos eleitores, não haverá campanha capaz de viabilizar essa proeza.

  3. Parabéns à CACOISM e ao jornal A Razão.
    Muito boa hora para lançamento de uma campanha assim.
    Democratiza o debate, obriga partidos a participar mais ativamente das eleições e enseja coalizões de maior qualidade para eventual segundo turno.

  4. Não vejo dificuldade nenhuma, Claudemir, é bola cantada.
    Se a Cacism e o jornal A Razão nada fizerem, mesmo assim o número de 200 mil eleitores deverá ser alcançado. Não fosse essa a expectativa, a Cacism e o jornal não teriam tomado a brilhante iniciativa.
    Aliás, os empresários de Santa Maria e suas entidades “de classe” não conseguiram sequer manter em funcionamento as câmeras de monitoramento central da cidade.
    Eles formam as “forças mortas” da city.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo