Copa 2014EconomiaEsporteOlimpíada

BOA NOTÍCIA! Enfim, alguém ficará de olho nos gastos com a Copa e a Olimpíada

Não é desconhecido do leitor o fato deste sítio ter ficado faceiro com a realização da Copa do Mundo e da Olimpíada no Brasil. Menos, repita-se, pelo esporte em si (o que já é bem legal), e mais pela obrigação que terá o poder público de realizar obras de infraestrutura permanentes – logo beneficiando toda a sociedade.

Mas também nunca se sonegou aqui a preocupação. Afinal, quem vai ficar de olho nos gastos e na iminente possibilidade de corrupção, afora o exagero no dispêndio de dinheiro público? Pois bem, aparentemente, pelo menos uma instituição idônea (o Ethos) e outra que já deu mostras de que sabe fazer seu serviço (Controladoria Geral da União) começam a cumprir este papel.

Se trata, sim, de uma boa notícia. Os detalhes foram contados na versão online do jornal O Estado de São Paulo. A reportagem é de Raphael Ramos. A seguir:

Instituto vai monitorar gastos para Mundial e Olimpíada

A partir de janeiro, os governantes terão no seu encalço comitês de monitoramento dos gastos públicos na Copa do Mundo de 2014 e na Olimpíada de 2016. O Instituto Ethos lançou nesta sexta-feira o projeto “Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estados”, que visa a aumentar a transparência na contratação e execução de serviços para as duas competições. A previsão é de que nos próximos cinco anos, com apoio da multinacional Siemens, sejam investidos US$ 3 milhões (R$ 5,1 milhões) no combate à corrupção.

Serão criados uma página na internet, indicadores de transparência e um canal de denúncias de irregularidades, além de outras ferramentas que vão focar possíveis fraudes em quatro setores: Construção Civil, Saúde, Transporte e Energia. “Além do legado físico da Copa e da Olimpíada, queremos o legado ético”, afirmou o vice-presidente do instituto, Paulo Augusto Itacarambi.

O Ethos mantém parceira com a CGU (Controladoria-Geral da União) – braço do governo federal responsável pelo incremento da transparência da gestão por meio das atividades de controle interno, auditoria pública e ouvidoria – e promete encaminhar ao órgão as denúncias de uso irregular do dinheiro público…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Olá Claudemir, como vais?
    Como eu não sou otimista e nem me ufano como você sugiro que leia de vez em quando o blog do José Cruz, jornalista, colunista da Folha de São Paulo e especialista na economia do esporte (http://blogdocruz.blog.uol.com.br/).
    O padrão de corrupção e o esquema de bons negócios que se viu no pan-americano já está montado e azeitado para a copa do mundo e as olimpíadas.
    Claro, tudo uma maravilha, menos para a população que paga impostos. Depois de 2016 é só colocar a máquina do estado e os advogados da união para engavetar os processos e dizer que em nome da pressa e dos jogos tudo valeu.
    Paciência. Há quem goste de rasgar dinheiro e ver os outros rasgar dinheiro, pena que parte dele seja meu.
    Abraços.
    Aguinaldo Severino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo