CinemaCultura

CULTURA. Santa-mariense será aclamado amanhã presidente do Conselho Nacional de Cineclubes

POR Ricardo Ritzel, de Recife

Chapa única para a nova diretoria do Conselho Nacional de Cineclubes (CNC). Depois de quatro dias da 28º Jornada Nacional de Cineclubes, em Recife, delegados de 26 estados brasileiros construíram uma chapa de consenso para eleger a nova gestão do movimento nacional.

E além de Luiz Alberto Cassol, que deve ser aclamado presidente na manhã desta quinta-feira, outros dois gaúchos estão em postos chaves da CNC: Gilvan Dockhorn, de Silveira Martins, será o secretário-geral e Telcio Brezolin, de Santa Maria, ocupará o cargo de tesoureiro da nova diretoria pelos próximos dois anos.

Delegação gaúcha discute as propostas para a nova diretoria da CNC, em Recife (foto Ricardo Ritzel)

A delegação gaúcha presente no encontro comemora o destaque dos conterrâneos e já prepara projetos para o desenvolvimento do movimento no estado através da recém criada Federação de Cineclubes do Rio Grande do Sul. As principais propostas lançadas aqui em Recife para o cineclubismo gaúcho são a criação de uma distribuidora de audiovisuais, a organização e catalogação do acervo de todos os cineclubes do estado e a formação de uma assessoria especializada para os associados na elaboração de projetos de captação de recursos.

“Houve um grande avanço no cineclubismo do Rio Grande do Sul nos últimos anos. Na última Jornada Nacional, realizada em Belo Horizonte, participaram apenas três gaúchos, sendo que um era cineclubista convidado. Neste encontro de Recife, somos 12 delegados. As pessoas se mobilizam quando há ações concretas para o crescimento do movimento”, ressaltou Gilvan Dockhorn.

O santa-mariense Paulo Henrique Teixeira concorda com o colega e revela uma característica do movimento no Rio Grande do Sul: “houve um crescimento muito acentuado do cineclubismo gaúcho, assim como o brasileiro, desde 2003 quando houve uma retomada do movimento. Atualmente somos cerca de 60 cineclubes nas mais diversas cidades gaúchas, fora os informais, e também somos um dos poucos, ou único estado, que o cineclubismo está concentrado no interior”.

Os representantes gaúchos na Jornada Nacional de Cineclubes são: Luiz Alberto Cassol, Paulo Henrique Teixeira, Clayton Coelho, Marcelo Cabala, Telcio Brezolin, Francine Nunes (de Santa Maria), Bruno Moraes, Carol Petrin (Caçapava do Sul), Gilvan Dockhorn (Silveira Martins), Maria Fernanda Passos (Jaguarão), Augusto Cezar (Porto Alegre) e Rosangela Montagner (Santiago).

A 3° Conferencia Mundial de Cineclubismo segue em plena atividade até o próximo sábado, quando o brasileiro Antonio Claudino de Jesus será eleito por unanimidade para a presidência da Federação Internacional de Cineclubes.

OBSERVAÇÃO: o repórter Ricardo Ritzel foi convidado para ir a Recife pela CNC

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo