Estado

NO RIO GRANDE. O petista Tarso Fernando Genro assume o comando do governo gaúcho

Tarso esteve no Piratini, papeou com Yeda e conheceu as instalações a partir das quais começa a governar o Rio Grande dentro de poucas horas

Dentro de menos de 24 horas, o Rio Grande do Sul terá um novo governador. Tarso Fernando Genro, eleito pelo PT (com o vice Beto Grill, do PSB), em 3 de outubro, assume oficialmente em solenidade que acontece às 8 e meia da manhã deste sábado, 1° de janeiro de 2011, no Palácio Farroupilha, a sede do parlamento gaúcho.

Se tudo correr conforme o protocolo, uma hora depois acontece a transmissão de cargo, no Palácio Piratini. Lá, Yeda Crusius, do PSDB, abre as portas e entrega as chaves da administração do Estado para o seu sucessor. Aliás, na tarde de ontem, quinta-feira, 36 horas antes do evento da manhã sabatina, eles conversaram cordialmente, inclusive com a governadora mostrando as dependências que ficarão, a partir deste sábado, sob o comando de Tarso.

A seguir, você lê duas reportagens. Elas explicam as formalidades históricas deste 1° de janeiro. A primeira, produzida pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini. Logo na sequência, o material da Agência de Notícias da Assembléia Legislativa. A foto é de Itamar Aguiar. Acompanhe:

Solenidade de transmissão do cargo de Governo do Estado ocorre neste sábado

No saguão de entrada do Palácio Piratini, a chefe do Executivo Yeda Crusius recebe, na manhã deste sábado (1º), o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, e o vice, Beto Grill, eleitos em três de outubro para dirigir o Estado pelos próximos quatro anos. O ato integra a cerimônia de transmissão de cargo de governador, agendada para iniciar às 9h30min, no salão Negrinho do Pastoreio. Com a presença de familiares e dos secretários atuais e futuros, a solenidade começa com a execução do Hino Nacional e do Rio-Grandense pela Banda de Concertos da Brigada Militar. Após, o mestre de cerimônia fará a leitura e assinatura do termo de transmissão de cargo.

Na sequência da solenidade, e conforme o protocolo, coordenado pelo Cerimonial do Palácio Piratini, acontecem os pronunciamentos, pela ordem, de Yeda Crusius e de Tarso Genro. Encerrados os discursos, o mestre de cerimônia informa aos presentes da despedida da governadora. Yeda será acompanhada por Tarso e sua esposa, Sandra Genro, do salão Negrinho do Pastoreio até a porta principal do Palácio Piratini. Depois deste ato, haverá a leitura do termo de posse coletiva dos secretários de Estado, com a assinatura do novo governador, do Procurador-Geral do Estado e novos secretários – será o final da solenidade.”

ANTES, NA ASSEMBLÉIA

Parlamento dá posse ao novo governador em sessão solene neste sábado

Neste sábado (1º), acontece a Sessão Solene de Compromisso Constitucional e Posse do governador eleito Tarso Genro (PT) e do vice Beto Grill (PSB). A posse do governador e de seu vice é atribuição exclusiva da Assembleia Legislativa, prevista no Artigo 53 da Constituição Estadual. Às 8h15, eles serão recebidos na Esplanada do Palácio Farroupilha pelo chefe do Cerimonial, César Victória da Silva, e pelo chefe do Gabinete Militar do Parlamento, tenente-coronel Luís Antônio Fouchi De Leon.

Logo depois, na porta principal, os estará aguardando o presidente Giovani Cherini (PDT) e uma comissão de parlamentares. Eles permanecerão no Gabinete da Presidência até o início da solenidade, às 8h30, quando se dirigirão ao Plenário 20 de Setembro…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo