Arquivo

Sem Yeda e Lula. Aberto encontro das Cidades. Governadora e Presidente foram representados

Com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ninguém contava. É verdade que se anunciou, faz algum tempo (depois também não se tocou mais no assunto), que viriam três presidentes signatários do Tratado de Assunção, que marcou o início do Mercado Comum do Sul: José Sarney (Brasil), Júlio Sanguinetti (Uruguai) e Raúl Alfonsin (Argentina).  A governadora Yeda Crusius, cá entre nós, ninguém acreditou mesmo que viria – pois já houve antes confirmação de visitas (a última foi na Feisma) desditas na última hora.

 

Então, convenhamos, não houve surpresa na ausência de todos eles na abertura oficial do 1º Encontro de Cidades Integradas do Mercosul, nesta quarta-feira. Lula e Yeda, em todo caso, enviaram representantes. No caso da governadora, um Secretário de Estado dos importantes. Já o Presidente enviou um Secretário que até pode ser dos graúdos, mas certamente é desconhecido do grande público.

 

O correto, porém, é dizer que, não obstante as ausências, a abertura se deu em alto nível. Pode-se deduzir isso, inclusive, pelo material enviado aos veículos de comunicação, pela assessoria de imprensa da Prefeitura. O texto é da jornalista Jaiana Garcia. Confira:

 

“1º ECIM – Solenidade oficial de abertura reuniu autoridades de países integrantes do Mercosul

 

Autoridades internacionais, nacionais, estaduais e municipais estiveram reunidas na manhã desta quarta (28) para o ato oficial de abertura do 1º Encontro de Cidades Integradas do Mercosul. O encontro reúne representantes da Argentina, Uruguai, Paraguai, Venezuela, Bolívia, Chile, Colômbia, Angola, França, além de estados brasileiros.

 

O Presidente Luís Inácio Lula da Silva esteve representado pelo Secretário de Assuntos Federativos da Presidência da República, Júlio Hector. o secretário destacou as ações realizadas pelo governo federal para ampliar a relação da nação com os municípios, entre elas a criação da Sub-chefia de Assuntos Municipais, seguida pela articulação do Comitê de Articulação Federativa, a qual fazem parte a Associação Brasileira dos Municípios (ABM) e a Frente dos Prefeitos. Segundo ele, o objetivo era criar algo que fizesse as cidades falarem, destacando o papel delas na construção das políticas públicas e no processo de integração com os países do Mercosul. Hector ainda salientou o importante papel desempenhado pelo Rio Grande do Sul neste processo de interação como estado fronteiriço e integracionista.

O Prefeito Valdeci Oliveira, anfitrião do evento, falou que é essencial a participação das cidades no processo de integração e que as primeiras sementes já estão sendo plantadas durante este encontro. Valdeci frisou que as barreiras, tanto culturais, econômicos, educacionais, humanas, ainda existem, mas somente com o diálogo permanente serão quebradas. “Queremos participar das decisões, preservar as peculiaridades e transformar a América Latina num espaço sem aramados”, concluiu. A Governadora do Estado, Yeda Crusius, esteve representanda pelo Secretário de Planejamento e Gestão, Ariosto Culau, que também falou das amplas fronteiras gaúchas, onde circulam os mais diversos tipos de integração. Conforme o secretário, os desafios estruturais do Mercosul deverão ser combatidos com a criação de uma Carteira de Projetos, buscando a criação e materialização das políticas públicas para os países do bloco.

Já o Presidente da Associação Brasileira dos Municípios (ABM), José do Carmo Garcia, lembrou que este evento foi criado após a constatação de que os representantes dos governos dialogavam constantemente, firmavam protocolos de intenções e discutiam a formação do bloco, mas os municípios não ficavam sabendo destas ações. Contudo, após determinação do Presidente Lula de que fosse criado um debate extensivo aos municípios, encontros como este que está sendo sediado em Santa Maria fossem realizados. “Se o cidadão não se sentir motivado não podemos dizer que temos um bloco de fato, por isso estabelecemos esta missão, ouvimos a mensagem do Presidente”, afirma.”

 

SUGESTÃO DE LEITURA clique aqui, para conferir outras informações sobre o Encontro de Cidades, oriundas da assessoria de imprensa da Prefeitura.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo