CampoPrefeitura

SOLO E CLIMA. Prefeitura e Embrapa firmam uma parceria. Objetivo é fazer estudo técnico na comuna

Detalhes foram tratados em encontro que aconteceu nesta quarta, no Palacete da SUCV
Detalhes foram tratados em encontro que aconteceu nesta quarta, no Palacete da SUCV

A ideia é saber, por exemplo, quais culturas têm melhores condições de ser produzidas em Santa Maria e na região. E, com base nisso inclusive, propor políticas públicas de investimento. Bueno, isso, ao menos, é o que deduziu o editor, ao tomar conhecimento da parceria estabelecida entre a Embrapa e a Prefeitura.

Para saber mais, inclusive detalhes do que será feito e de que forma, confira o material produzido e distribuído pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. O texto é de Luiz Otávio Prates, com foto de Felipe Pires. A seguir:

Pesquisa: prefeito firma parceria com Embrapa para elaboração de estudo sobre solo e clima de Santa Maria

Mais uma importante parceria para beneficiar os produtores rurais está prestes a sair do papel. Isto porque, o prefeito Cezar Schirmer recebeu, na manhã desta quarta-feira (7), o chefe geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Clenio Nailto Pillon, e o pedólogo da entidade, Carlos Alberto Flores, para firmar um convênio para a elaboração de um levantamento edafoclimático de Santa Maria, isto é, um aprofundado estudo do solo, da água e do clima de todo o território do município.

A intenção, com esta pesquisa, é verificar o melhor aproveitamento das culturas que podem ser produzidas em Santa Maria e região, de acordo com o clima e com o solo. Este estudo será um complemento técnico às políticas de incentivo à produção do município, desenvolvidas pela prefeitura. “O levantamento nos permitirá racionalizar os investimentos públicos na área rural e focar nas políticas de incentivo à produção. Portanto, de posse deste estudo, saberemos onde determinada cultura será mais bem aproveitada”, explicou Schirmer…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. Claudemir , vc tem uma boa memória!!. Lembra qual era o candidato a prefeito que na penúltima campanha prometeu que daria isenções tributárias a quem plantasse arvores em suas casas, calçadas ou terrenos.?! Não precisaria mas vou dar uma dica: é baixote e careca. Pois é…ele esqueceu de mais essa…

  2. Sabemos o que sao pedologos e sabemos que existem estudos, bastaria exigiria. Pois UFSM e EMBRAPA sao financiadascom RECURSOS PÚBLICOS!
    Nao menospreze os técnicos do POLITÉCNICO,, la existem professores e pesquisadores que sabem o queixe e nao pode ser cultivado no município e região.

  3. para o amigo jaci informo que pedologia é um ramo da ciência agronômica que estuda os processos de formação dos solos (pedogênese), a morfologia e a classificação dos solos. Pergunte na UFSM se existe algum estudo do tipo feito no município de Santa Maria ou se a Pref. tem acesso aos dados. E desculpe, no politécnico tem exatamente isso, técnicos, e não engenheiros com atribuições profissionais para exeercer esta atividade.

  4. La em Camobi, numa tal de UFSM,tem pedologo de monte, agrônomo a granel, pesquisa aos montes e tiveram que chamar a EMBRAPA?
    La no POLITÉCNICO tem aluno que sabe o que dá e o que nao dá em Santa Maria, por causa de solo, clima, frio, calor, agua, …
    E depois contratam a UFSM para ajudar a ADESM!
    Nao entendo, de verdade…um desrespeito aos pedologos da UFSM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo