TecnologiaUFSM

UFSM. Bombaja se prepara para competição em março

Postado por MAIQUEL ROSAURO

Eloisa Uliana
Diretora de Comunicação da Equipe Bombaja – UFSM

Da esquerda à direita: Julian, Diego (capitão da equipe), professor Iberê (com uma lembrança da Universidade Tecnológica Pereira) e Cristian. Foto Eloisa Uliana

Entre os dias 24 e 27 de março de 2010, o Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em São Paulo, estará recebendo equipes universitárias de todo o país para a competição Baja SAE Brasil. Organizada pela Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade (SAE), a competição procura desafiar os estudantes de Engenharia Mecânica a aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, preparando-os para o mercado de trabalho.

A Equipe Bombaja estará representando a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) com o protótipo BJ 09. Esse carro já competiu na etapa Sul da Baja SAE e começa a receber modificações a fim de garantir um melhor desempenho na etapa nacional. A proposta da competição é apresentar um veículo recreativo fora-de-estrada, monoposto, de estrutura tubular e que tem como público-alvo pilotos não profissionais. Além disso, deve ser robusto, seguro, de fácil manutenção e capaz de suportar terrenos agressivos, a quaisquer condições climáticas, além de respeitar os requisitos de competição.

Sob a coordenação do professor Iberê Luiz Nodari, a equipe trabalha durante as férias para que em março o carro esteja em perfeitas condições de competir em São Paulo. Além de estudantes de Engenharia Mecânica, complementam a Bombaja acadêmicos de Engenharia da Produção, Engenharia Elétrica, Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Administração e Relações Públicas, todos da UFSM.

Dois intercambistas colombianos integram a equipe a partir desse mês. São os estudantes Julian, de Eletrônica, da Universidade de Manizales, e Cristian, de Engenharia Mecânica, vindo da Universidad Tecnológica de Pereira.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo