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VEÍCULOS. Fim do imposto reduzido não inibiu venda de carros novos em SM. Foram 5.331 em 2010

Era, sim, uma preocupação. As vantagens oferecidas pelo governo, especialmente a redução (e, em alguns casos, a extinção) da taxa do IPI sobre a venda de veículos, acabaram em meados de 2010 – depois de atingidos os objetivos de manter o mercado aceso durante a “marolinha”. Com o que, era a expectativa, a tendência era de retração do mercado.

Não foi exatamente isso que ocorreu. É verdade que os números de 2010 não foram os mesmos do excepcional ano anterior. Em 2009 foram 5.638 carros (entre automóveis e comerciais leves) emplacados em Santa Maria. Um número provavelmente irrepetível. Pois bem, no ano passado, conhecidos os dados de dezembro (que ANTECIPEI  na tarde desta segunda), tem-se que os boca-do-montenses tiraram das concessionárias um total nada desprezível de 5.331 veículos zero quilômetro. Isto é, apenas 5,4% menos que em 2009

A comparação, quando feita em relação a 2008, chega a ser humilhante – em favor de 2010. Então, foram comercializadas, aqui, 4.269 unidades. Quer dizer, de lá para cá, o desempenho aumentou em 18%. 

Do jeito que a coisa está, ninguém ousa prever o que poderá acontecer em 2011. Mas torcer, pode. E os empresários acreditam que seja possível manter, pelo menos, o que se obteve no ano recém-encerrado.

Boa notícia econômica. E efeito colateral que cabe ao poder público resolver (foto arquivo A Razão)

EFEITO COLATERAL – é evidente, por outro lado, que essa quantidade de veículos novos aumenta, na mesma medida, ou até mais, o desafio do poder público. Afinal, o tráfego de 8 mil veículos (conta-se aí um número que se aproxima das 2,5 mil motos vendidas), implica em algo como 32 quilômetros adicionais (colocando um veículo atrás do outro) nas ruas da cidade. Que tal?

OS CAMPEÕES – não divulguei nesta segunda, mas faço agora, um dado também interessante: quais as marcas que se sobressaíram em dezembro, no competitivo mercado automotivo santa-mariense. Seguem-se, em ordem decrescente, o número de unidades vendidas de cada uma delas. Confira:

 1°. FORD – 118 unidades

 2°. Fiat – 85

 3°. Volkswagen – 84

 4°. General Motors – 78

 5°. Honda – 45

 6°. Renault – 39

 7°. Peugeot e Hyundai – 29

 8°. Toyota – 23

 9°. Citroen -19

Outros –  32

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