DestaqueEsporte

FUTEBOL AMERICANO. Com comissão estruturada e elenco veterano, Soldiers chega na Conferência Sul

Após octacampeonato gaúcho, única meta é a conquista histórica da Liga BFA

Por Pedro Pereira

Soldados venceram o Porto Alegre Pumpkins em maio e querem título inédito ainda em 2023 (Foto Gabriel Haersbaert/Divulgação)

Apesar de no primeiro semestre deste ano o “Exército” verde-preto ter vencido sua oitava taça de Campeonato Gaúcho, ainda há um tópico a ser riscado na lista dos santa-marienses: um título de grandeza nacional. O Santa Maria Soldiers é o Coração do Rio Grande na Conferência Sul da Liga Brasileira de Futebol Americano (BFA) – o leitor também deve dar uma olhada no guia do certame aqui.

Mais experientes, com a base do elenco vice-campeão da temporada passada mantida e com uma comissão técnica reestruturada – este último fator sendo o mais importante, de acordo com representantes do time -, a luta dos Soldados pela conquista inédita começa já neste sábado (8), em casa, contra o Istepôs FA. Também disputam o torneio o Almirantes FA, de Itajaí, o União da Serra, de Farroupilha, e o atual detentor do título Timbó Rex.

Esquadrão local manteve veteranos e “sabe o caminho” para chegar longe na competição (Foto Gabriel Haersbaert/Divulgação)

“Aquecidos” para o segundo semestre

No dia 28 de maio, domingo, o Soldiers se consagrou campeão gaúcho pela oitava vez – e sexta consecutiva – em cima do Porto Alegre Pumpkins, por 32 a 14, no Estádio dos Eucaliptos. Santa Catarina não tem um Estadual para chamar de seu desde o retorno das atividades pós-pandemia, então os clubes catarinenses irão estrear somente no Nacional. O União da Serra, embora tenha disputado a semifinal da Taça Brasil contra o Flamengo Imperadores, também optou por não jogar o Gauchão.

Já “aquecidos” em 2023 por conta do certame, o head coach dos santa-marienses, Erick Pérez, acredita que ter iniciado a temporada ainda no primeiro semestre é um ponto positivo para a equipe. “O fato de termos começado o ano antes da Liga BFA nos ajuda no desenvolvimento do time, sobretudo pelo fato de termos um sistema ofensivo e de treino novos”, comentou o treinador.

Para o comandante, a chave para o sucesso do Soldiers será a experiência do elenco, que já vem há algumas temporadas junto e evoluindo gradativamente. O coordenador defensivo e atleta, Maurício Faé, complementa que outro fator que deixa a equipe confiante é a questão de todos os jogadores entenderem onde querem chegar como esquadrão.

“Sabemos onde nós estamos e aonde queremos chegar. Ter bastante gente com essa mesma visão e com esse mesmo foco traz uma solidez muito grande pra instituição. Tem um ponto onde a gente joga um pelo outro e o coletivismo em si se torna muito forte”, declarou o técnico. Faé também acredita que, embora o Timbó Rex siga “um degrau acima dos demais”, qualquer time da Conferência Sul pode surpreender, pois o nível é muito equilibrado.

Erick Pérez (esquerda) e Maurício Faé (direita) acreditam no programa competitivo do “Exército” para vencer certame (Foto Reprodução)

Importância do trabalho fora dos gramados

“Ano passado a gente não chegou no nosso objetivo, que era ser campeão. Acabamos perdendo pro Rex tanto na fase classificatória quanto na final. Tomamos resultados bem elásticos que a gente não esperava”, confessou Faé. Destas falhas, o “Exército” de Santa Maria usou como exemplo para reforçar o setor que mais era necessário ser reestruturado no clube: uma comissão técnica própria e eficiente.

É muito comum em equipes de futebol americano no Brasil os jogadores ocuparem, concomitantemente à função de atleta, um cargo no comando do time em que faz parte. O coordenador defensivo do Soldiers é um exemplo. Nesta temporada, entretanto, a liderança extracampo dos Soldados está diferente: além de Pérez, foi anunciada a chegada dos experientes Óscar Capuchino e Jonathan Buenrostro.

Combinada a já citada base veterana de integrantes do elenco verde-preto, Faé determina que a vinda dos novos coaches “fez com que o nível se elevasse”. “Queremos nos fixar como um dos principais programas de futebol americano no Brasil e acredito que essa seja a linha que a gente vai continuar seguindo”, concluiu o treinador da Defesa.

Trajetória até a possível conquista inédita

Neste sábado (8), o Santa Maria Soldiers encara o Istepôs FA em uma reedição da semifinal da última Conferência Sul da Liga BFA. O duelo acontece no Estádio dos Eucaliptos, às 14h. Para assistir presencialmente, o ingresso pode ser adquirido pelo valor de R$ 10 diretamente com a equipe. Na hora, as entradas custarão R$ 15.

O primeiro compromisso após a estreia será no dia 29 de julho, quando os Soldados recebem o Timbó Rex. Em 19 de agosto, acontece o derby gaúcho entre os santa-marienses e o União da Serra e, no dia 23 de setembro, o “Exército” enfrenta o Almirantes FA, em Itajaí, Santa Catarina.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo