Câmara de VereadoresPrefeitura

CÂMARA. Aprovado projeto que redistribui 20% (R$ 77,9 milhões) do orçamento de SM

O governo da comuna precisou corrigir pontos do projeto. Nada em relação ao conteúdo, necessariamente, mas quanto à forma. De todo modo, três semanas após apresentado ao Legislativo, foi aprovado na tarde desta terça, em sessão extraordinária, o que só foi possível com o acordo entre as bancadas, o projeto que mexe com cerca de 20% do orçamento municipal de 2011.

Como informei AQUI no dia 3 de março, o prefeito mexeu na reforma administrativa, eliminando secretarias e criando outras. Isso tudo depois do orçamento aprovado. Logo, impunha-se uma mudança. Do contrário, o governo ficaria completamente engessado. Era necessário fazer. E os vereadores, com o devido bom senso e atendendo ao interesse público, fizeram. Todos eles, governo e oposição, votaram favoravelmente.

Assim, o prefeito Cezar Schirmer poderá dispor, efetivamente, de R$ 77,9 milhões. A maior parte destinada, agora, ao Gabinete do Prefeito – que, com as mudanças, ficou responsável pelas obras do PAC, cuja secretaria específica foi extinta.

Isso foi o que de principal aconteceu, na sessão da tarde passada. A destacar, também, algo que não é exatamente comum: os vereadores (inclusive os do governo, claro, que são maioria) decidiram derrubar o veto do prefeito a um projeto, da edil petista Helen Cabral, que incluía o festival “Santa Maria em Dança” no calendário oficial de eventos da comuna.

Você quer saber mais do que aconteceu, na Câmara de Vereadores, nesta terça? Acompanhe, a respeito, o relato da assessoria de imprensa do Legislativo. O texto é da jornalista Clarissa Lovatto. A seguir:

Sessão plenária 22.03.11

Centro de Apoio à Criança com Câncer na tribuna livre

O espaço da tribuna livre foi utilizado por Marli Tarragô, diretora do Centro de Apoio à Criança com Câncer (CACC), que registrou os 15 anos de funcionamento da instituição. Localizada no Bairro Camobi, o CACC foi fundado por grupo de senhoras que sentiu necessidade de criar espaço pessoas vindas de outras regiões em busca de tratamento no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). “As pessoas tinham dificuldade em permanecer na cidade para dar continuidade ao tratamento dos filhos. No início, eram oito leitos”, relatou.

O Centro de Apoio é uma Organização Não Governamental (ONG), totalmente sustentado por trabalho voluntário, projetos e ajuda da comunidade. “Hoje oferecemos 44 leitos e mais quatro suítes para transplantados de medula óssea. Estamos sempre buscando melhor forma de oferecer conforto mínimo as pessoas. São oferecidas cinco refeições diárias”, observou. A última melhoria no Centro foi a construção de playground, espaço em que as crianças em tratamento de saúde compartilham momentos de lazer com os pais.

Vereadores derrubam veto do Executivo

Os vereadores, por oito votos a dois, derrubaram o veto do Executivo ao projeto de lei, de autoria da vereadora Helen Cabral, que inclui “Santa Maria em Dança” no calendário oficial do município de Santa Maria com execução da Associação dos Amigos do Ballet da cidade Santa Maria. Favoráveis à manutenção veto votaram João Kaus e Maria de Lourdes Castro. Os votos contrários foram de Helen Cabral, João Carlos Maciel, Jorge Ricardo, Jorge Trindade, Luis Carlos Fort, Paulo Airton Denardin, Sandra Rebelato e Werner Rempel. Quatro vereadores, em razão de viagem autorizada em plenário, não participaram da votação.

Na discussão, a vereadora Helen Cabral (PT) declarou ter ficado curiosa sobre o motivo de o Executivo ter vetado o projeto. “Cheguei a concluir que só poderia ser por questão política. Não existe motivo para tal veto”, opinou. Helen Cabral fez…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Que tal…
    na época do Valdeci a Câmara autorizou 0,1%…
    Certo agora e errado naquela época!
    A prefeitura tem que ter liberdade para trabalhar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo