Arquivo

Ministério. PMDB quer a Agricultura e tem até 3 nomes para apresentar ao Presidente Lula

Imagina-se que nesta quarta-feira, o presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, entregue a lista com três nomes da sigla para ocupar as pastas da Previdência (mmmmm…. será que o PDT está dançando?), do Turismo e do Desenvolvimento Agrário. E que um dos nomes será o de Marta Suplicy, que deverá acabar aceitando substituir Walfrido dos Mares Guia (que vai para as Relações Institucionais) no Turismo.

 

Mas há quem diga que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se arrogou o direito (afinal, é o chefe, como se sabe) de recusar. Nesse caso, isto é, não concordando com as indicações, nomeará petistas, mas em sua quota pessoal. É pouco provável, mas não é impossível que isso ocorra.

 

Em todo caso, a essas alturas, talvez o PT não seja mais problema para Lula. Quem está rosnando, agora, é o PMDB. Mais exatamente o peemedebismo alojado na Câmara dos Deputados e seus quase 90 votos, que é o que o Presidente deseja.

 

Consta que o presidente recém-reeleito, Michel Temer, levará a Lula a reivindicação de mais um ministério, de vez que José Temporão, na Saúde, não é reconhecido como indicação dos deputados do PMDB. Pois é. Ah, e a pasta preferida é a da Agricultura, para a qual tem um trio de deputados sendo sugeridos, como informa a repórter Gabriela Guerreiro, da sucursal de Brasília da Folha Online, o braço de internet do jornal Folha de São Paulo. Confira:

 

 “PMDB vai pedir a Lula Ministério da Agricultura

 

No quebra-cabeças da reforma ministerial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ouvirá de lideranças do PMDB nesta quarta-feira o pedido para que a bancada do partido na Câmara controle dois ministérios no governo federal. A bancada vai insistir na tese do “equilíbrio de forças” do partido, uma vez que Lula deve oferecer três ministérios ao grupo controlado pela bancada do Senado.

Lula receberá o presidente do PMDB, Michel Temer (SP), nesta quarta-feira. Antes da conversa com o presidente, o peemedebista deverá ser recebido pelo ministro Tarso Genro (Relações Institucionais) nas articulações sobre o espaço que o PMDB ocupará no governo.
A expectativa dos deputados peemedebistas é que, além da Integração Nacional, o grupo seja contemplado com o Ministério da Agricultura. O partido já tem nomes cotados para assumir a pasta, como os deputados Waldemir Moka (MS), Eunício Oliveira (CE), e Fernando Diniz (MG).

O presidente deve manter a indicação do deputado Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) para o Ministério da Integração Nacional. Em contrapartida, a bancada do PMDB no Senado continuará à frente dos Ministérios de Minas e Energia, com Silas Rondeau, e das Comunicações, com o ministro Hélio Costa.

Lula também deve indicar o médico José Gomes Temporão para o Ministério da Saúde, indicado pelo governador Sérgio Cabral (Rio de Janeiro), que também integra o grupo peemedebista do Senado.

“O presidente nos disse que promoveria o equilíbrio do PMDB na Câmara e no Senado. Entendo que ficou clara a mesma participação. O que queremos é…
”

 

SE DESEJAR ler a íntegra clique aqui.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo