LUNETA ELETRÔNICA. Reunião do PMDB/SM, Beto e o Daer, Chicão e a Anvisa, Sedufsm em Brasília, uniformes escolares
* A partir das 7 da noite de amanhã, reúne-se o Diretório Municipal do PMDB. Dúvida claudemiriana: o prefeito Cezar Schirmer irá?
* Não há dúvida que a administração municipal (provavelmente na forma de elogios) estará na pauta dos peemedebistas.
* O mais interessante, no que toca ao futuro, é o item habitualmente chamado “Assuntos Gerais”. Nele, presume-se, o assunto será um só? 2012 e suas decorrências.
* Uma entrevista coletiva que tem tudo para ser quente acontece daqui a pouco, às 8 e 45, no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre.
* Quem a convocou é o secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, Beto Albuquerque. Ele falará sobre uma nova medida do governo para reestruturar o DAER.
* A autarquia, como se sabe, está na berlinda – depois das denúncias que se convencionaram chamar de “Escândalo dos Pardais”, que levou ao xilindró (de onde ainda não saiu) um graduado da organização.
* Também participam do conversê o Diretor-Geral do DAER, Marcos Ledermann, o diretor de Transportes Rodoviários, Saul Sastre, e o diretor de Logística e Integração da Secreataria, Álvaro Woiciechoski.
* Produtores de São Francisco de Assis se manifestam contra as consultas da Anvisa, acerca da produção fumageira. Foi em audiência pública realizada no último sábado.
* Presente ao evento, promovido pela Câmara de Vereadores, Sindicato Rural e Prefeitura, o presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia, Chicão Gorski (PP), se mostrou solidário aos produtores daquela cidade.
* Após as audiências públicas de Santa Maria, dia 18, e da Assembleia Legislativa, na última quinta, é em Brasília que acontece novo debate acerca da MP 520 – que cria a empresa gestora dos hospitais universitários.
* A Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm), que participou dos dois debates, está presente também na capital federal.
* O presidente da entidade, Rondon de Castro, estará na Câmara dos Deputados na tarde desta terça. Lá, a partir das 2 e 45 da tarde, acontece o debate solicitado pelo deputado João Ananias, do PC do B do Ceará.
* Ananias, que pertence à Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara, e também é médico, é crítico do encaminhamento dado pelo governo à questão dos Hospitais Universitários.
* Segundo ele, o problema experimentado pelos hospitais não tem relação com a questão do gerenciamento, mas é sim de financiamento – como relata nota da assessoria de imprensa da Sedufsm, assinada pelo jornalista Fritz Nunes.
* Não obstante o questionamento do Sindicato dos Professores, em representação feita ao Ministério Público, a prefeitura segue entregando uniformes escolares (e também equipamentos) às escolas da comuna.
* Nesta segunda, duas escolas da região rural foram beneficiadas. A Santa Flora, no distrito do mesmo nome, e a Intendente Manoel Ribas, em Santo Antão.
* Afora os uniformes, para alunos até o 6° ano, foram entregues os “kits de modernização”, no qual incluem-se, entre outros equipamentos, televisores LCD de 42 polegadas, projetores, câmeras fotográficas digitais e impressores multifuncionais.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
NOTA DO SÍTIO: diferente do que está publicado, o presidente Rondon de Castro, da Sedufsm, não estará hoje em Brasília. Foi uma interpretação equivocada do editor. Na verdade, Rondon conduzirá hoje, a partir das 7 da noite, o debate acerca das Medidas Provisórias, na promoção “Cultura na Sedufsm”, que acontece no auditório da Antiga Reitoria, na rua Floriano Peixoto.