PartidosPolítica

NÃO CUSTA LEMBRAR. Se há algo que não mudou foi isso: trio de siglas partidárias domina a política brasileira

Confira a seguir trecho da nota publicada aqui na madrugada de 23 de março de 2010, uma terça-feira:

REALIDADE POLÍTICA. Em nível nacional, há só três siglas protagonistas. As demais gravitam em torno delas

A maior prova de que a eleição presidencial deste ano tende a ser mesmo polarizada – ainda que possam coexistir candidaturas de partidos minúsculos ou até médios, como o PV (certamente) e PSB (talvez) – é o comportamento das demais siglas não protagonistas do poder real.

Tirante PT e PSDB (que pontearão as chapas principais) e PMDB, por sua capilaridade nacional, e boa parte de ministérios importantes, os demais se colocarão ao lado e/ou abaixo dos protagonistas. Como acontece agora, aliás.

Um dos exemplos é o PP, que tem um ministro, Márcio Fortes (Cidade). Outro é o PDT, que também comanda uma pasta, a do Trabalho, através…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI

PASSADO EXATAMENTE UM ANO da publicação da nota, para o bem e/ou para o mal (depende do ângulo de visão de cada um), nada mudou. É verdade que algumas personagens tentam se infiltrar. Mas lhe falta base. Caso de Marina Silva, por exemplo. Então, é isso: PT, PMDB e PSDB, juntos, controlam a política brasileira. Aos restantes, sobra o papel de coadjuvantes. E olhe lá. Ah, e não há perspectiva de mudança nem no médio prazo. É se acostumar. Ou você enxerga outra alternativa?

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo