DestaqueEsporte

FUTEBOL. “Um clube sem categoria de base é um clube sem futuro”, acredita o presidente do Inter-SM

Pedro Della Pasqua, feliz com o título do sub-17, já pensa em criar o sub-15

Grupo dos guris da Baixada, elenco jovem do Alvirrubro, foi idealizado por Della Pasqua (Foto Renata Medina/Divulgação/Inter-SM)

Por Pedro Pereira

Na última semana, o Internacional de Santa Maria foi declarado campeão do Campeonato Gaúcho Série A2 da categoria sub-17 ao lado do Lajeado, equipe em que o Alvirrubro decidiria o título nos gramados. A definição veio em consequência das fortes chuvas que assolaram diversas áreas do Rio Grande do Sul durante o mês de setembro.

Desta forma, os santa-marienses finalizaram sua temporada no que diz respeito a torneios chancelados pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF). À vista disso, o Site conversou com o presidente do clube, Pedro Della Pasqua, acerca dos investimentos realizados na equipe, como também sobre o futuro do elenco e os demais planos para os guris da Baixada.

Jovens são a base

O dirigente “de primeira viagem” foi eleito em outubro de 2022. Ou seja, esta temporada foi sua primeira no comando do Alvirrubro. Della Pasqua declara que, quando chegou ao Inter de Santa Maria, não havia mais o sub-17 e, como não havia jogadores jovens para serem vendidos, as fontes de receita do clube eram somente as rendas dos jogos, sócios-conselheiros e patrocinadores.

“Nosso clube ficou defasado por muitos anos, tanto na parte patrimonial quanto na estrutural. Então, tem que remontar departamentos. Precisamos de mais investimento e mais apoio para podermos fazer obras no estádio e também a parte de modernização”, revelou o presidente, que também declarou que “um clube sem categoria de base é um clube sem futuro”.

Atual presidente assumiu o cargo em outubro de 2022 (Foto Renata Medina/Divulgação/Inter-SM)

Della Pasqua também fala que outras gestões do Inter-SM acabaram priorizando a evolução da equipe profissional e deixando a base de lado, por conta da escassez de recursos. A ideia é “voltar a girar essa roda de venda de atletas” no Alvirrubro, até porque “os times de sucesso do Internacional sempre foram elencos mesclados com jogadores daqui e com jogadores de fora, mas principalmente com jogadores daqui”.

“Santa Maria é um grande celeiro de prospecção, de captação e de formação de atletas, e a gente tem que utilizar isso ao nosso favor”, contou o dirigente. Então, em função de acreditar que manter uma equipe de base é benéfica para a evolução do clube, o presidente reformulou o departamento sub-17.

“Foi uma loucura. Isso dobra os custos. Tem toda uma gurizada lá dentro que tu precisa dar alimentação, dar transporte, ter horas de treino, viajar… Tu realmente gasta bem mais. Mas isso não é um gasto, na minha opinião. É um investimento”. Della Pasqua cita que o investimento do programa de incentivo estadual Pró-Esporte RS, como também a captação de recursos de emendas parlamentares de vereadores, foram os apoios que o clube conseguiu para se desenvolver.

Planos não param por aí

O presidente do Inter-SM vê o título da Divisão de Acesso sub-17 e o desempenho geral dos guris da Baixada neste ano, como uma esperança para o Alvirrubro voltar a formar jogadores e investir na base. Outro plano revelado pelo dirigente é a utilização de alguns dos jovens atletas no elenco profissional e a instituição de um esquadrão sub-15 já em 2024.

“A gente fez um trabalho muito humilde com os jogadores daqui que vingou, deu um trabalho certo, e que vão ser aproveitados no ano que vem no time principal, enquanto outros têm idade para continuar na categoria”. A satisfação de Della Pasqua é a equipe receber no Estádio Presidente Vargas clubes como Grêmio, Internacional, Caxias e Juventude e ter uma “espinha dorsal” no plantel do sub-17.

Acerca do sub-15, o dirigente confirma que busca recursos para tornar a ideia possível, pois “há muitos planos para a parte estrutural do clube e a base andam lado a lado com isso”. Além disso, o presidente confirmou a permanência do técnico Luis Peres, o Luisinho, no comando do esquadrão jovem do Inter de Santa Maria. “É um técnico vitorioso, que tem o domínio do grupo, faz parte do nosso planejamento e sabe o que a diretoria quer”, definiu Della Pasqua.

Embora o Campeonato Gaúcho Série A2 sub-17 de 2023 tenha acabado, os guris da Baixada ainda terão trabalho nesta temporada. Ainda não divulgada, está confirmada a realização de uma “copa regional” de futebol do Rio Grande do Sul, que abrangerá as equipes sediadas no Centro do Estado, com participação do Alvirrubro. A estreia está prevista para acontecer em 1º de outubro, diante do Novo Horizonte, de Esteio, no Estádio Presidente Vargas.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo