EconomiaPrefeituraSanta Maria

DE MANHÃ. Agência de Desenvolvimento faz primeira assembleia, elege direção e é apresentada à comunidade

Na mesa, autoridades e também o presidente da Agência, Vilson Serro (com o microfone)

Enfim, está criada a Agência de Desenvolvimento de Santa Maria – cujo estatuto, com exclusividade, você pode ler neste sítio (AQUI). Na assembleia geral de fundação, acontecida esta manhã, foram definidos os nomes dos dirigentes, inclusive conselheiros. O primeiro presidente é o empresário Vilson Serro.

Depois, houve a apresentação para a comunidade, com a presença do prefeito, deputados, vereadores, empresários e outras lideranças. Os detalhes chegam através da Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. A reportagem é de Luiz Otávio Prates, com foto de João Vilnei. A seguir:

Após duas décadas, Santa Maria passa a contar com Agência de Desenvolvimento

O que a cidade sonhava há mais de 20 anos, finalmente tornou-se realidade. A Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM) foi oficialmente instituída na manhã desta segunda-feira (18), em Assembléia Geral de Fundação realizada na Câmara Municipal de Vereadores. Para articular o desenvolvimento sustentável do município e região, a agência conta com a ação integrada entre o Poder Público, participação privada, instituições de ensino, setor empresarial, associações afins e voluntários da sociedade.

Durante o ato, o diretor-presidente eleito da ADESM, Vilson Serro, destacou a importância da integração entre os diversos setores que, articulados, concretizaram a criação da agência. “Nós precisávamos encontrar um caminho para que a cidade se unisse e trabalhasse junto. E a agência pode ser esse caminho”, comentou. Serro ainda fez um resgate de ações promovidas pelo Executivo, em parceria com a comunidade, como a realização do seminário ‘A Santa Maria que Queremos’ e dos fóruns temáticos.

Para o prefeito Cezar Schirmer, a proposta é um passo fundamental para fomentar a política de desenvolvimento do município. “São ações que fazem com que Santa Maria seja uma das poucas cidades do Estado a ter tantos instrumentos para a política de desenvolvimento.. A agência vem para coroar tantas ferramentas”, exaltou. Schirmer lembrou, também, que o Executivo está no mesmo patamar que os demais membros. “A Prefeitura não é a agência, a Prefeitura está ao lado da agência”, concluiu.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos, Cezar Augusto Gehm, lembra que a agência se consolidou a partir da iniciativa da sociedade civil organizada. “Foi uma conquista de muitos anos. É um sonho da cidade. Essa agência vai propiciar a busca do desenvolvimento sustentável de Santa Maria, na sua integralidade”, disse. Gehm ainda lembrou que o aporte financeiro proveniente do município e da comunidade proporcionará mais agilidade ao processo.

Para o início das atividades e manutenção da agência, constituída também por meio da articulação entre a Prefeitura e Cacism, serão investidos pelos 26 Associados Fundadores, R$ 1 mil por mês cada, durante 24 meses. Além disso, a Lei 5439 autoriza, à Prefeitura, aportar mensalmente, durante 24 meses, um valor igual à soma dos aportes dos demais associados, limitado ao máximo de R$ 25 mil. 

O presidente da Câmara do Comércio e Indústria de Santa Maria (Cacism), Paulo Ceccim, afirmou que esse foi um momento histórico para o município. “A partir desse movimento, a cidade deixa de lado as vaidades e passamos a vê-la de uma maneira conjunta. Essa agência vem para mostrar uma nova postura que queremos para Santa Maria”, salientou…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

6 Comentários

  1. Eu que agraço Vilson! E aproveitando a oportunidade gostaria de te perguntar: Eu sou formado em Administração de Empresas (mas como sou funcionário público; não exerço a profissão de Administrador; mas me interesso muito pela “Ciência da Administração”); ocorre que estamos tentando reativar a nossa associação aqui na cidade (a APASM – Associação dos Profissionais em Administração de Santa Maria);…será que eu poderia falar com meus colegas sobre a ADESM na nossa próxima reunião que acontecerá na quinta-feira da semana que vem (dia 28/04)? Entre os nossos colegas existem alguns que trabalham na CACISM e CDL. Eu achei esta notícia sobre a criação da ADESM muito interessante e tenho convicção que meus colegas da APASM também gostariam de participar. Abraço Serro! @Vilson M Serro

  2. Por enquanto A Santa Maria Que Queremos estabeleceu nove Fóruns Temáticos que são: Educação e Cultura, Saúde, Segurança, Gestão Pública, Desenvolvimento Sustentavel, Inovação e Tecnologia, Infraestrutura, Governança Local e Desenvolvimento Econômico, mas com o tempo podem ser criados mais se for necessário.
    Os Fóruns serão instalados um por vez e as datas de instalação e das reuniões posteriores, serão anunciadas pela imprensa.

  3. Vilson M Serro :Ricardo:Todos os que quiserem participar serão bem vindos.Devemos dedicar os próximos dias para os registros e outras providencias necessárias e a partir dai vamos iniciar a instalação dos Fóruns Temáticos, que são os espaços para a participação dos cidadãos/cidadãs.

    Obrigado Serro; estes Fóruns Temáticos serão plenamente anunciados pela Imprensa e pelas Rádios? Eu quero participar destes Fóruns; quero AJUDAR e COLABORAR com a ADESM!

  4. Ricardo:Todos os que quiserem participar serão bem vindos.
    Devemos dedicar os próximos dias para os registros e outras providencias necessárias e a partir dai vamos iniciar a instalação dos Fóruns Temáticos, que são os espaços para a participação dos cidadãos/cidadãs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo