Eleições 2012PartidosPolíticaPrefeitura

ELEIÇÕES 2012. O que falta definir (de relevante) é só quem será o candidato do PT. E se Pozzobom concorre

Desconsideradas as siglas menores (aliás, objeto de questionamento, daqui a pouco, na “Esquina Democrática”), que se tiverem candidato será apenas como reação à eventual impossibilidade de alianças para o pleito proporcional, há apenas duas questões a ser definidas, no que toca às candidaturas a prefeito. Quem será o nome do PT? E Jorge Pozzobom, concorre ou não? Um ou dois. São os candidatos possíveis a enfrentar o hoje favorito Cezar Schirmer, que vai à reeleição.

Por partes.

Jorge Pozzobom vai encarar ou não a prefeitura? Diz, se perguntado oficialmente, que só definirá isso mais para o final do ano. Se puder, adia para mais adiante. Ele tem, é dedução claudemiriana, duas certezas. Uma é que, sem ele, mesmo que seja permitida a coligação com outro partido (o DEM, se ainda existir, é aliado natural), os tucanos dificilmente ampliarão sua bancada no Legislativo, mesmo com o aumento para 21 vagas. Se forem dois eleitos, o segundo será do parceiro. E outra é que, concorrendo, mesmo na hipótese de derrota, fortalecerá ainda mais seu nome para uma nova tentativa à Assembleia Legislativa, no mínimo.

Então, por que a dúvida? Porque terá que antecipar a saída do tucanato do governo da comuna, com inevitáveis perdas políticas. Incluídos os cargos de confiança hoje ocupados pelo partido. E porque não tem certeza de que o PSDB sairá mesmo ganhando com tudo isso.

E o PT? Tem três nomes. E nenhum quer concorrer. Embora, dentre todos, somente Valdeci Oliveira já declarou essa intenção de permanecer no parlamento. Outro, Paulo Pimenta, silencia. E assim fará até o momento máximo possível. E o terceiro, Fabiano Pereira, diz que quer. Mas sabe que não terá chance alguma, se os outros dois (que têm mais voto que ele na cidade – ou pelo menos tiveram, em 2010) não entrarem de fato na campanha.

Ah, e tem outra coisa: se Fabiano concorrer, e não vencer (o que é uma possibilidade concreta), como fica? Aí é que está: não fica. Inclusive na secretaria de Justiça, cargo que ocupa hoje no Estado e que é uma verdadeira catapulta para uma nova candidatura a deputado federal, em 2014.

Como não fica? Ora, de um lado há a afirmação do governador Tarso Genro, que quer seus secretários no governo e não disputando eleições no meio do mandato. De outro, uma orientação nacional, que, por analogia, pode ser vista na nota publicada na seção PODER_ONLINE, do portal iG, assinada pela jornalista Thais Arbex, e que reproduzo a seguir:

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, já recebeu um recado da presidenta Dilma Rousseff: se deixar o ministério para entrar na disputa pela prefeitura de São Paulo, não voltará mais para o governo.”

Resumo da ópera: se vale em São Paulo, tudo indica valerá aqui, em nível regional. Então, como Fabiano Pereira correria o risco? Com tanto ou mais chance de dar errado quanto a sua pretensão, que acabou frustrada, por enquanto, de chegar à Câmara dos Deputados.

Então, volta-se ao início: quem será o candidato do PT à Prefeitura? O editor é capaz de apostar que nem os petistas sabem. Por mais que discursem em sentido contrário.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

12 Comentários

  1. Rafael Sardinha :
    Pelo que ouvi de alguns amigos próximo aos caciques da política de sm, o fort vem de vice do schirmer, e assim o governo sepulta a prestação de contas do valdeci. o pozzobon deve ser candidato pois parece que o pmdb nao quer mais a coligação com o psdb.
    mas e o farret?
    será candidato a vereador e o pp continua no governo.

    FArret de vereador e poderá atender segunda, quarta e sexta todo o dia, sem necessidade de fazer hora no governo municipal. Tem meu voto.

  2. @Rafael Sardinha
    A prestação de contas do Valdeci não é nenhum , nem pode ser,entrave para que o PT faça o papel que tem que fazer em 2012 ou seja derrotar o Schirmer e restabelecer o desenvolvimento da cidade.
    Valdeci não fez nada de errado e tem como se defender.
    O TCE como todos sabemos votou pelos interesses políticos dos indicados ao cargo por Rigotto , esses por sua vez natururalmente querem ajudar seu companheiro de partido Cézar Schirmer.
    O TCE é político, João Luiz Vargas ,Porfirio Peixotto e outros ex deputados já estiveram por lá.
    Quando alguém sofre esse tipo de prejuízo pode recorrer ao outro poder chamado Justiça.
    A cidade não vai votar em alguém que para vencer as eleições precisa usar do poder de prefeito para coagir a Camara.
    Schirmer precisa mostrar que é forte, tem coragem e não se acovarda diante de adversários potentes.
    Como estadista que quer ser deve deixar ao povo o direito de julgar e escolher.

  3. Pelo que ouvi de alguns amigos próximo aos caciques da política de sm, o fort vem de vice do schirmer, e assim o governo sepulta a prestação de contas do valdeci. o pozzobon deve ser candidato pois parece que o pmdb nao quer mais a coligação com o psdb.

    mas e o farret?
    será candidato a vereador e o pp continua no governo.

  4. @Rodrigo Fernandes
    Se o calçadão acertasse previsões o Valdeci nunca teria sido prefeito, o Schirmer e o Farret nunca teriam se unido e o Brant teria sido eleito em pelo menos uma.Heheheheheheheh
    Ah! E o Tubias tinha arrebentado a boca do Balão.Hehehehe

  5. Pelo que sei o PT não vai colocar o Pimenta, Valdeci e Fabiano para que sejam aprovadas as contas do Valdeci e sim vem uma segunda força, isso mostra o acordo que o PT tem com o Schirmer. Esse assunto no calçadão é o que predomina.

  6. Alguém sabe qual é a profissão do Fabiano Pereira? Pensem !!!! Isso mesmo político, para ele ser candidato em 2012, precisa se licenciar do cargo em abril, correto. Ele sobreviverá do que, senão não poderá ser mais CC. A única chance do PT ganhar é com o PIMENTA, já que VALDECI não quer. Acredito que o POZZOBOM só concorrá se tiver 2º turno.

    Abraços

  7. Pozzobon não vai. Está aí para criar mais espaço no governo Schirmer e não ficar a reboque do pp, quer ser no mínimo segunda força junto com os progressistas. O PDT não vem de vice, e segue coligação com o pmdb. Jà o PT é visto, vem com o Pimenta, fabiano é só para atrapalhar, confundir a estratégia dos adversários. Isso, claro, ignorando que possa existir segundo turno, daí é uma outra história…

  8. Burro daquele que acha que o Pozzobom não concorre, e de que o Fabiano não é o candidato do PT, Schirmer vem para ser 3º lugar no pleito municipal. O PP e o PDT são vice de alguém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo